Em uso há mais de 50 anos, a fentermina - comercializada sob os nomes comerciais Ionamin, Adipex-P e outros - era um dos dois ingredientes ativos da Fen-Phen. Ele permanece em uso hoje nos Estados Unidos como uma substância controlada do Anexo IV prescrita para o tratamento da obesidade. Está intimamente relacionado com anfetaminas e tem muitos dos mesmos efeitos colaterais, desde sintomas mais leves, como boca seca e distúrbios gastrointestinais até pressão alta, palpitações cardíacas, tontura, tremores, falta de ar e dor no peito. Fenfluramina Fenfluramina, o outro componente da Fen-Phen, foi, juntamente com a droga de combinação, retirado do mercado a pedido da Food and Drug Administration EUA após 24 anos em circulação. Vendido sob o nome comercial de Pondimin, a remoção da fenfluramina do mercado foi precipitada pela crescente evidência de que essa droga e um composto quase idêntico, a dexfenfluramina - vendida como Redux e também retirada - eram altamente cardiotóxicos.
Características de Fen-Phen
Em 1979, Michael Weintraub, professor de farmacologia que mais tarde se juntou à FDA como chefe de uma nova divisão de aprovação de medicamentos, especulou que atuar em combinação, fentermina e fenfluramina, nenhuma das quais foi particularmente eficaz atuando sozinha, faria uma poderosa preparação para perda de peso. Baseado em um único estudo de 121 indivíduos obesos que perderam uma média de 30 libras ao longo de quatro anos, ele escreveu um artigo que ficou inédito até 1992. Uma vez descoberta sobre o que parecia uma "cura milagrosa" para a obesidade, a demanda por Fen-Phen Os efeitos colaterais do Fen-Phen
Dr. Weintraub supôs que, como tanto a fentermina quanto a fenfluramina estavam em uso há muitos anos, a Fen-Phen estaria livre de efeitos colaterais sérios. Sua equipe não procurou por danos nas válvulas cardíacas, porque naquela época não havia drogas que afetassem o corpo dessa maneira. Nos anos seguintes, no entanto, as preocupações sobre a fenfluramina que precipita a hipertensão pulmonar, uma condição rara, mas muitas vezes letal, enraizaram-se e começaram a se expandir. Em 1997, cinco centros médicos relataram independentemente que até um terço dos pacientes analisados apresentavam danos nas válvulas cardíacas.
Identificação de Fen-Phen como um risco à saúde
Em 15 de setembro de 1997, os fabricantes de FENEN Phen e Redux voluntariamente removeram esses produtos do mercado a pedido da Food and Drug Administration. Por esta altura, cerca de seis milhões de pessoas receberam prescrições para Fen-Phen desde o seu advento cinco anos antes. Os médicos ainda ansiosos para ganhar dinheiro extra no ambiente de perda de peso e iludir o alcance das Organizações de Manutenção da Saúde responderam prescrevendo novas combinações, por exemplo, fentermina com um sedativo ou antidepressivo.
Deve ser enfatizado que a fentermina tem Nunca foi implicado em causar efeitos colaterais sérios quando tomado em doses clinicamente apropriadas, e que a retirada da Fen-Phen resultou inteiramente na toxicidade atribuída ao componente fenuranina. , , ] ]