casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sintomas de abstinência de dependência de metadona

A metadona é um analgésico opiáceo de ação prolongada que também pode ser usado para ajudar na recuperação de dependentes de opiáceos, proporcionando alívio dos sintomas de abstinência. A metadona em si pode ser viciante, fazendo com que os pacientes sintam sintomas de abstinência após o término do tratamento. Estes sintomas diminuem quando a metadona é reduzida gradualmente. A redução gradual pode levar até 180 dias.

Inquietação

A abstinência de substâncias que causam dependência frequentemente induz a um estado de inquietação ou ansiedade. "Neurofarmacologia Molecular", isso pode ocorrer porque a abstinência leva ao aumento de uma substância chamada fator liberador de corticotropina. Este neuropeptídeo endógeno está associado com ansiedade emocional. Corrimento nasal, olhos lacrimejantes e bocejos são todos sintomas de um efeito rebote exibido por uma perda súbita de entrada inibitória normalmente fornecida por opiáceos no sistema nervoso autônomo de indivíduos dependentes de opiáceos, de acordo com "Psicofarmacologia Essencial". Esses sintomas são sinais precoces de abstinência de opiáceos.

Suando

De acordo com o livro "Psicofarmacologia Essencial", a dependência de opiáceos resulta na dessensibilização nos receptores opiáceos do corpo. Uma pessoa dependente de metadona que pára abruptamente de tomar a medicação pode experimentar um aumento nas respostas autonômicas do tipo "voo ou voo". Além da transpiração excessiva, essas respostas causam aumento da frequência cardíaca e da pressão sangüínea à medida que os hormônios do estresse são liberados. De acordo com a "Psicofarmacologia Essencial", a sensação de piloereção ou arrepios geralmente ocorre com a abstinência de opiáceos. Arrepios são uma resposta reflexiva da pele causada pela ativação do sistema nervoso autônomo. Eles se desenvolvem espontaneamente em resposta à sensibilidade aumentada do receptor causada pela abstinência de opiáceos.

Os sintomas são analgésicos e, de acordo com o "Manual Clínico da Psicofarmacologia da Dependência", eles aliviam a dor em parte ao inibir a liberação. de certos neurotransmissores que transmitem sinais de dor ao cérebro. A retirada dos opiáceos pode causar dores musculares devido à hiperatividade súbita nessa via.

Como ocorre com outros sintomas de abstinência, a dilatação da pupila é causada por um aumento na atividade do sistema nervoso autônomo que normalmente é suprimida. a presença de opiáceos em um indivíduo viciado.