casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sobre a olanzapina prescrita para depressão e ansiedade

A olanzapina é um medicamento antipsicótico usado para tratar condições psicóticas, incluindo a esquizofrenia e os estados maníacos e depressivos do transtorno bipolar. Embora a medicação seja eficaz, as pessoas interessadas em tomar este medicamento devem aprender sobre os sérios riscos que podem ocorrer. Discutir exaustivamente todos os efeitos colaterais e riscos com um médico ou profissional de saúde mental antes de tomar este medicamento.

Considerações

Embora muitas pessoas podem se beneficiar da olanzapina, este medicamento não é bom para todos. Aqueles que sofrem de depressão ou ansiedade relacionada à demência não devem tomar este medicamento, pois pode causar pneumonia, insuficiência cardíaca ou até mesmo a morte. Pessoas com doença hepática, colesterol alto ou triglicérides, convulsões ou epilepsia, diabetes, problemas intestinais, aumento da próstata, doença cardíaca ou glaucoma de ângulo estreito podem precisar de exames especiais ou ajuste de dose antes de poderem tomar a medicação com segurança. Aqueles com história de câncer de mama, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, derrame ou contagem baixa de células brancas do sangue também devem conversar com um médico antes de usar este medicamento.

Tomar Olanzapina

As pessoas geralmente tomam olanzapina uma vez ao dia , com ou sem comida, aproximadamente à mesma hora todos os dias. Ele vem em um comprimido normal ou em uma forma de comprimido de desintegração oral. Este medicamento é geralmente parte de um programa de tratamento maior que inclui aconselhamento ou outros programas de apoio psicológico, de acordo com o Drugs.com. A dose recomendada de olanzapina varia dependendo das circunstâncias específicas. Os indivíduos devem sempre seguir as instruções do médico e as informações contidas no rótulo da prescrição.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais comuns da olanzapina incluem dores de cabeça; sonolência; cansaço; tontura; inquietação; aumento do apetite; ganho de peso; perda do controle da bexiga; Prisão de ventre; perdeu menstruação; dormência ou sensação de formigamento; problemas de memória; ou dor nas costas, braços, pernas ou estômago. Esses efeitos colaterais podem diminuir à medida que o corpo se acostumar com a medicação. Alguns efeitos colaterais podem indicar sérias complicações médicas. Estes efeitos secundários graves incluem inchaço, boca seca, sede, urinar menos que o habitual, dificuldade em falar ou engolir, espasmos, rigidez muscular, febre alta, confusão, alterações no ritmo cardíaco, sensação de desmaio, sintomas de gripe, dor de estômago superior, urina escura icterícia ou fezes cor de argila. Mudanças de personalidade, alucinações, pensamentos ou comportamentos incomuns, ou pensamentos de auto-agressão ou danos aos outros também podem ocorrer. Aqueles que experimentam qualquer um desses efeitos colaterais graves devem contactar um médico imediatamente.

Parar a olanzapina

Pode levar algum tempo até que as pessoas notem uma diferença em seus sintomas ao tomar olanzapina. Algumas pessoas podem até perceber seus sintomas piorando. No entanto, é importante que as pessoas continuem tomando o medicamento até que possam conversar com um médico sobre o assunto. Parar a medicação repentinamente pode causar efeitos de retirada perigosos. Indivíduos que precisam interromper esta medicação devem fazê-lo apenas gradualmente e sob o monitoramento atento de um médico ou profissional de saúde mental.

Interações Medicamentosas

As pessoas não devem usar medicamentos que aumentam a sonolência ou a respiração lenta enquanto olanzapina. Estes incluem medicamentos para o resfriado ou alergia, pílulas para dormir, analgésicos narcóticos, medicamentos para convulsões, relaxantes musculares e outros medicamentos para depressão e ansiedade. As pessoas que usam regularmente medicação para a doença de Parkinson, carbamazepina, diazepam, fluoxetina-olanzapina, fluvoxamina, omeprazol, rifampicina e medicamentos para pressão arterial ou cardíaca também devem conversar com um médico antes de tomar a olanzapina.

, , ] ]