De acordo com a Mental Health America, existem muitos sintomas de abuso de drogas, incluindo uso freqüente, tolerância aos efeitos da droga e dependência psicológica. A maioria dos programas de tratamento é orientada para a abstinência da substância e participação em grupos de apoio de aconselhamento ou recuperação. Especialistas do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas notam que indivíduos que estão tentando reduzir ou interromper o uso freqüente ou abuso de uma substância devem consultar médicos e profissionais de saúde mental para fazer um plano concreto que melhor sirva suas necessidades.
Consulte os profissionais médicos sobre um plano para deixar de fumar. De acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, muitos indivíduos com problemas de abuso de substâncias podem se beneficiar de uma consulta com um médico e profissional de saúde mental antes de parar. Os profissionais médicos podem recomendar o uso de certos medicamentos se o indivíduo apresentar sintomas de saúde mental e se os medicamentos puderem ajudar um indivíduo a criar um plano eficaz e personalizado para parar e administrar os sintomas de abstinência.
um plano para sair, incluindo uma data específica para parar de usar, e um plano diário para se abster de usar. O National Institute on Drug Abuse observa que os planos devem considerar muitas facetas do estilo de vida de uma pessoa, incluindo o gerenciamento do estresse e como o indivíduo pode fazer mudanças que apoiarão um estilo de vida livre de drogas. As mudanças podem incluir a escolha de novas atividades, evitar locais específicos ou pessoas, e participar de reuniões de grupos de apoio ou aconselhamento individual.
Compartilhe o plano com a família e os amigos. O Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo observa que o apoio de entes queridos e amigos pode ser crítico para a abstinência. Comunique-se diretamente com as pessoas sobre o plano específico de abstinência e papéis importantes que elas podem desempenhar no plano. Ser honesto sobre o problema e as possíveis soluções permitirá que outros apóiem o plano durante dias difíceis.
Desenvolva uma identidade além do uso de drogas. Especialistas em Saúde Mental América nota que as pessoas que cortaram ou pararam de usar uma substância muitas vezes aumentaram o tempo e melhoraram a saúde porque estão mais sóbrias. Uma vez que um indivíduo tenha mantido a abstinência da droga, ele pode considerar o envolvimento em novas atividades, como cursos acadêmicos, hobbies ou esportes. Selecionar pelo menos um novo empreendimento, muitas vezes, aumenta a auto-estima e permite que um indivíduo construa novos conjuntos de habilidades.