Nuvigil, nome genérico armodafinil, é um medicamento usado para tratar distúrbios do sono, como narcolepsia e transtorno do turno de trabalho. Como o modafinil mais antigo, Nuvigil é classificado como agente promotor da vigília. Embora a Nuvigil não seja aprovada pela Food and Drug Administration para perda de peso, ela pode ser prescrita off-label para essa finalidade, se considerada apropriada pelo seu médico.
Usos de
Nuvigil é aprovada para tratar narcolepsia, obstrutiva apnéia do sono e transtorno do turno de trabalho, um distúrbio do sono que ocorre em pessoas que trabalham durante a noite. Embora seu mecanismo exato de ação não seja bem compreendido, a Nuvigil compartilha alguns efeitos com outros estimulantes, como as anfetaminas e o metilfenidato, segundo o Drugs.com. Como outros medicamentos prescritos, Nuvigil pode ser usado para outros fins que não aqueles que foi especificamente aprovado para tratar.
Efeitos colaterais
Nuvigil pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. PubMed Health lista náusea, dor de cabeça, insônia e tontura como possíveis efeitos colaterais do Nuvigil. Raramente, os pacientes que tomam Nuvigil podem desenvolver a síndrome de Stevens-Johnson, uma condição grave da pele que requer tratamento médico de emergência, de acordo com a Drugs.com. A perda de peso é listada como um efeito colateral menos comum da Nuvigil. Outros possíveis efeitos adversos incluem constipação, tremores incontroláveis e azia.
Abuso e Dependência
Nuvigil demonstrou ter propriedades de reforço e pode ser hábito em alguns usuários. Segundo o Nuvigil.com, acredita-se que o potencial de abuso da droga seja semelhante ao do modafinil, que produz alterações de humor, euforia e mudanças na percepção. Ambos Nuvigil e modafinil são drogas Schedule IV, juntamente com outras substâncias potencialmente viciantes, como diazepam e flunitrazepam.
Considerações
Nuvigil não é geralmente considerado um auxílio confiável perda de peso e pode causar efeitos colaterais graves em alguns usuários. Para evitar complicações potencialmente fatais, nunca tome o Nuvigil que não lhe foi receitado por um médico. Leia as instruções de uso com cuidado e não aumente sua dose diária de Nuvigil sem a permissão do seu médico. Informe o seu médico se você tem histórico de abuso de substâncias, pois isso pode aumentar o risco de dependência ao usar o Nuvigil. Se você tiver uma erupção cutânea dolorosa, mudanças no comportamento ou outros efeitos colaterais graves, procure atendimento médico imediato.