O fenobarbital é um medicamento barbitúrico que retarda a atividade do cérebro e do sistema nervoso. De acordo com Drugs.com, fenobarbital é usado para tratar ou prevenir convulsões. Além disso, este medicamento pode ser usado para tratar a insônia, ou pode ser usado como um sedativo antes da cirurgia. Como com todos os medicamentos, o paciente deve estar ciente dos possíveis efeitos colaterais a longo prazo, e deve saber o que fazer se ele os tiver.
Sonolência
Sonolência é o efeito colateral mais comum associado com este medicamento. medicação, afirma Medline Plus dos Institutos Nacionais de Saúde. A sonolência ocorre porque o fenobarbital diminui o limiar para a condução do sinal nervoso no cérebro que faz com que você esteja acordado. Embora eficaz no tratamento da insônia, a sonolência pode afetar o paciente durante o dia; portanto, um paciente não deve dirigir ou operar máquinas pesadas até saber como seu corpo responde a esse medicamento. Além disso, o paciente deve informar ao médico se a sonolência está afetando sua vida diária. Ele não deve parar imediatamente de tomar fenobarbital, pois isso pode aumentar o risco de ter convulsões. Em vez disso, ele deve ver o seu médico para ter sua dose reduzida, ou ter o médico prescrever uma medicação diferente para tratar sua condição.
Alterações no tecido mole
De acordo com Epilepsy.com, fenobarbital pode levar a soft alterações nos tecidos. Isso inclui dor nas articulações, calcanhar e juntas de dedos, ombro congelado, contraturas de Dupuytren, tumores fibrosos na parte inferior do pé e doença de Peyronie, que é um endurecimento de uma porção do pênis. O reconhecimento precoce desses efeitos a longo prazo pode impedir mais alterações nos tecidos moles. Um médico provavelmente irá prescrever uma medicação diferente, se esses efeitos a longo prazo são relatados.
Demência
De acordo com a revista "Acta Neurologica Scandinavica", fenobarbital pode causar demência em certos pacientes. Isso ocorre porque o fenobarbital pode ser tóxico para a parte do cérebro responsável por criar e armazenar memórias. Um paciente ou sua família pode notar um declínio na memória recente ou de longo prazo e comportamento incomum. O reconhecimento precoce da demência e do tratamento pode levar à recuperação total. O médico provavelmente reduzirá a dosagem ou prescreverá uma medicação diferente para reduzir os sintomas.