Splenda é um substituto do açúcar descoberto durante o processo de pesquisa para desenvolver um inseticida. Contendo produtos químicos, incluindo cloro, um possível carcinogênico, Splenda pode causar uma infinidade de problemas de saúde e efeitos colaterais. Como um álcool de açúcar, o sorbitol está ligado a dificuldades gastrointestinais, mas os efeitos a longo prazo do consumo diário não são bem compreendidos. A FDA recomenda que o Splenda seja consumido com moderação para reduzir os efeitos colaterais a longo prazo e parece ser geralmente seguro para o consumo.
Efeitos Gastrointestinais O efeito colateral mais comumente associado ao sorbitol é a cólica, inchaço e diarréia. Em um estudo, crianças que ingeriram sorbitol várias vezes por semana tiveram episódios recorrentes de diarréia, enquanto as crianças que não consumiram sorbitol tiveram zero episódios de diarréia em um período de 3 meses. Embora a recomendação oficial do Food and Drug Adminstration limita o consumo seguro de sorbitol para menos de 50 g /dia, ou 5 mg /kg de peso corporal, os efeitos do álcool de açúcar foram vistos com apenas 10 g de sorbitol consumido. Os efeitos aumentam para crianças que podem reagir com quantidades ainda menores de exposição. Embora a maioria dos adultos possa evitar esses efeitos limitando o consumo aos recomendados 50 g /dia, muitas pessoas são sensíveis aos produtos químicos presentes no sorbitol.
Impactos Níveis de Açúcar no Sangue
Porque adoçantes artificiais como Splenda e sorbitol fornecer sacarose significativamente reduzida, ou açúcar, conteúdo que não fornecem feedback digestivo para o cérebro para sinalizar uma sensação de plenitude. Além disso, pesquisas indicam que esses adoçantes podem até aumentar o apetite e levar ao aumento do consumo de calorias, porque o cérebro "provou" a doçura no Splenda, mas não recebeu um teor adequado de açúcar consistente com o sabor. Como o Splenda tem um sabor 600 vezes mais doce que o açúcar, uma pequena quantidade de Splenda sinaliza ao cérebro que espera uma ingestão significativa de açúcar, aumentando assim o desejo por doces e carboidratos.
Os primeiros resultados da pesquisa mostram quem Consumo Splenda demonstrar aumento do índice de massa corporal e ganho de peso ao longo do tempo versus aqueles que usam o açúcar de mesa. Em um estudo, os usuários da Splenda mostraram uma média de ganho de peso de dois quilos ao longo de um ano. Embora isso não seja particularmente significativo por apenas um ano, ao longo de uma vida inteira de uso de Splenda, o ganho de peso pode ser bastante significativo. Além disso, os efeitos a longo prazo do uso de Splenda não foram totalmente pesquisados e são desconhecidos.
Efeitos colaterais adicionais
Alguns dos sintomas adicionais relatados após o consumo de Splenda e sorbitol são irritações da pele, incluindo coceira, inchaço e sintomas respiratórios, como chiado, tosse e coriza. Alguns usuários até se queixam de palpitações no coração e alterações de humor. Como a sucralose interfere no equilíbrio do pH do intestino, isso pode afetar a absorção de medicamentos e sua eficácia.