Rastreamentos de drogas, ou testes que detectam o uso de substâncias controladas ou ilícitas, estão se tornando cada vez mais populares nas escolas e nos locais de trabalho. As empresas esperam identificar o uso de drogas para reduzir os custos de saúde, absenteísmo, acidentes e diminuição da produtividade. As companhias aéreas e outras indústrias de transporte são obrigadas por lei a administrar testes aleatórios de drogas. As escolas podem testar os alunos antes de permitir a participação em esportes, e algumas escolas privadas exigem uma tela negativa como condição de admissão. Rastreios de medicamentos falsos positivos ocorrem e podem ter sérias consequências.
Medicamentos sem receita
Certos medicamentos vendidos sem receita podem causar resultados de rastreio de medicamentos falso-positivos quando a sua estrutura é semelhante a Pseudoefedrina, um descongestionante, e fenilpropanolamina, um medicamento para perda de peso, pode causar um resultado falso-positivo que indica a presença de anfetaminas. Outros remédios para resfriados, perda de peso, alergias e descongestionantes nasais também podem indicar incorretamente anfetaminas. O ibuprofeno, um antiinflamatório não-esteroidal, pode causar um falso-positivo para a maconha, benzodiazepínicos, como o Valium e barbitúricos, como o fenobarbitol.
Alimentos
Certos alimentos podem resultar em drogas falsamente positivas resultados da tela. Narcóticos são feitos de papoulas, e o consumo de sementes de papoula pode causar um resultado falso-positivo, indicando a presença das drogas, embora uma grande quantidade de sementes tenha que ser consumida. Um bagel de sementes de papoula não contém sementes suficientes para distorcer os resultados dos testes, de acordo com o Langone Medical Center da Universidade de Nova York. Alimentos feitos com cânhamo e óleo de cânhamo, tomados por seus benefícios nutricionais, podem fazer com que a tela de drogas indique incorretamente a maconha.
Erros de laboratório
Os erros de laboratório são a causa de algumas triagens de drogas falso-positivas. Durante a coleta de uma amostra, a contaminação do recipiente ou o uso de álcool para limpar a pele pode afetar os resultados. Outras causas de resultados falso-positivos incluem a identificação incorreta do sujeito do teste, a rotulagem incorreta da amostra, as trocas de amostras e o erro técnico na interpretação dos resultados, explica a Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias. Esses mesmos fatores também podem causar resultados inconclusivos e falso-negativos.
Medicamentos de prescrição
Os resultados da triagem de drogas podem ser afetados por certos medicamentos prescritos. A amoxicilina, um antibiótico, pode causar um resultado falso-positivo para a cocaína, de acordo com a Net Wellness. Um artigo intitulado "A triagem de urina falso-positivo para benzodiazepínicos: uma associação com a sertralina?" na edição de julho de 2009 da revista "Psychiatry" por Kevin M. Nasky, DO e colegas relatam resultados de estudos que sugerem que a sertralina, o antidepressivo de marca Zoloft, pode causar um resultado falso-positivo para benzodiazepínicos com um teste de triagem comumente usado . Effexor, um antidepressivo conhecido genericamente como venlafaxina, produziu um resultado falso indicando o alucinógeno fenciclidina, ou PCP, diz uma carta ao editor de Patricio Molero Santos, MD, e colegas na edição de fevereiro de 2007 do American Journal of Psychiatry.> , , ] ]