Comercializado na Europa continental como Depakine, Depakene é o nome comercial do ácido valpróico, um medicamento antiepiléptico tradicional prescrito para transtornos convulsivos, prevenção de enxaquecas e transtorno bipolar. Seus efeitos colaterais são geralmente menores, especialmente em comparação com outros antiepilépticos, mas em casos raros, podem ser fatais. De acordo com o MedlinePlus, os pacientes que tomam Depakene devem relatar quaisquer efeitos colaterais aos seus médicos e evitar interromper este medicamento abruptamente. Retirada abrupta pode levar a convulsões potencialmente fatais.
Estômago virado
O estômago irritado é o efeito colateral mais comum do Depakene. As pessoas que tomam Depakene podem sentir ácido ou estômago azedo, arrotos, azia, diarréia ou constipação e alterações no apetite. Os sintomas podem ser minimizados tomando Depakene com alimentos. Se a dor abdominal for grave e acompanhada de náusea e vômito, MayoClinic.com aconselha procurar atendimento médico imediato. Estes sintomas podem indicar pancreatite, um efeito secundário raro, mas grave. O Depakene pode causar agitação incontrolável nas mãos ou em outras partes do corpo. Este efeito colateral tende a ser pior algumas horas depois de tomar a medicação quando o nível sanguíneo de Depakene está no seu pico. A cafeína pode piorar o tremor.
Cansaço
As pessoas que tomam Depakene relatam às vezes se sentir sonolentas, cansadas ou como se estivessem pensando devagar. MayoClinic.com recomenda que os pacientes evitem dirigir ou usar máquinas até saberem como reagem a esse medicamento.
Ganho de Peso
Segundo Epilepsy.com, até metade dos pacientes que tomam Depakene ganham peso enquanto tomam o medicamento . Começar o exercício regular e limitar as calorias pode ajudar a minimizar este efeito. Menos comum que o ganho de peso, até dez por cento das pessoas em Depakene experimentam perda de cabelo, de acordo com Epilepsy.com. O cabelo geralmente cresce depois de parar a medicação.
Alterações emocionais e mentais Depakene pode produzir um pensamento anormal e alterações de humor. Mudanças de humor em adultos geralmente se manifestam como depressão, enquanto as crianças são mais propensas a se tornarem irritáveis. A perda de memória e o pensamento ou comportamento suicida também estão ligados ao Depakene. Os pacientes devem relatar esses sintomas para seus médicos.
Fígado Fígado
Embora a insuficiência hepática é muito rara entre os pacientes em Depakene, pode ser fatal. Os sinais de alerta incluem dor ou sensibilidade no estômago, urina escura, pele ou olhos amarelados, inchaço, fezes cor de barro, febre ou dor de cabeça, erupção cutânea, perda de apetite ou náusea e vômito. MayoClinic.com aconselha os pacientes em Depakene para notificar seus médicos imediatamente se esses sintomas ocorrerem.
Pancreatite
Pancreatite é um efeito colateral raro de Depakene. Os sintomas da pancreatite incluem dor de estômago extrema que surge subitamente, náusea, vômito, constipação, calafrios, febre ou sensação de tontura. Estes sintomas indicam a necessidade de cuidados médicos imediatos.
, , ] ]