Inibidores da bomba de prótons (PPIs) são medicamentos usados para diminuir a acidez do estômago e do intestino delgado. Eles são usados para tratar a doença do refluxo gastroesofágico (azia) e úlceras e na erradicação de uma bactéria associada a esses distúrbios. Uma vez que a sua eficácia é semelhante, a escolha de um em detrimento de outro é frequentemente feita com base no custo.
Omeprazol O primeiro inibidor da bomba de protões, o omeprazol, foi introduzido em 1989. É comercializado sob as marcas Prilosec ou Zegerid, que é omeprazol e bicarbonato de sódio. Omeprazol também está disponível genericamente. Vem em cápsulas de 10, 20 e 40 mg. Prilosec OTC está disponível sem receita médica. Este medicamento é geralmente administrado uma vez por dia durante até oito semanas, dependendo da condição a ser tratada, ou pode ser tomado conforme necessário para o controle dos sintomas. É aprovado para crianças tão jovens quanto uma idade. Possíveis efeitos colaterais incluem dor de cabeça, tontura, erupção cutânea, diarréia, náuseas ou vômitos e alteração no paladar.
Lansoprazol
Lansoprazol vem em doses de 15 e 30 mg. Pode ser melhor conhecido pelo nome da marca Prevacid. Também está disponível como um medicamento genérico. Pode ser administrado por via intravenosa e também em um comprimido de desintegração oral. Geralmente é tomado diariamente por até oito semanas. A aprovação do FDA para uso em crianças até a idade de um ano foi obtida. As reações adversas mais freqüentes são fadiga, tontura, dor de cabeça, dor abdominal, diarréia, náusea e aumento do apetite.
Rabeprazol
Rabeprazol está disponível como o medicamento de marca Aciphex ou em versões genéricas. É apresentado em comprimidos de 20 mg e é geralmente administrado uma vez por dia. É aprovado para uso em pessoas com mais de doze anos por até 16 semanas. O efeito colateral mais freqüente é dor de cabeça.
Pantoprazol
Pantoprazol está disponível pela marca Protonix ou em um medicamento genérico. Está disponível em 20 ou 40 mg guias de liberação prolongada ou pode ser administrado por via intravenosa. Pode ser tomado por até 16 semanas, geralmente uma vez por dia, mas não é aprovado para uso em crianças. Os efeitos colaterais são incomuns, mas pode causar uma erupção cutânea, dor de cabeça ou diarréia.
Esomeprazole
Nexium é a marca de esomeprazol e não está disponível em um genérico, a partir de 2009. Ele vem em 20 e 40 mg caps. Também pode ser administrado por via intravenosa. A forma oral é geralmente tomada uma vez por dia durante quatro a oito semanas, mas um curso de quatro a oito semanas é aprovado pela FDA, assim como é usado em crianças de até um ano de idade. Os efeitos colaterais mais prováveis são dor de cabeça, tontura, erupção cutânea, diarréia, náusea ou vômito e mudança no paladar.
Dexlansoprazol
O dexlansoprazol, conhecido por sua marca Kapidex, recebeu aprovação do FDA no início de 2009. é fornecido em cápsulas de 30 mg e 60 mg administradas uma vez por dia. Não é recomendado para crianças, mas os adultos podem tomá-lo por até seis meses para algumas condições. Pode estar associada a problemas estomacais, dor abdominal ou infecções do trato respiratório superior, mas geralmente é bem tolerada. , , ] ]