O principal benefício do lítio é o controle do transtorno bipolar, episódios maníacos e depressão. O lítio não é normalmente considerado um suplemento nutricional, mas é usado principalmente como um medicamento para os benefícios de saúde, incluindo o tratamento do alcoolismo e abuso de drogas, aliviar dores de cabeça crônicas, equilibrar minerais no corpo e beneficiar os diabéticos. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre os possíveis riscos antes de considerar o uso de lítio.
Identificação
O lítio é um oligoelemento natural encontrado em algas marinhas, laticínios, ovos, batatas e frutas e vegetais cultivados em solo rico em lítio. Lítio prontamente forma sais no corpo que são necessários para a interação celular, incluindo o fluxo de sódio através de células musculares e nervosas no corpo.
Diabetes
O lítio pode ser importante para os diabéticos por causa de sua insulina-like efeito sobre o transporte de glicose e metabolismo. Um estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Washington, no Missouri, descobriu que a administração de lítio aumentava significativamente a capacidade da glicose de transportar insulina por 2-1 /2 vezes e também aumentava a capacidade de resposta à insulina. As conclusões do estudo, publicado na revista Diabetes, foi que o lítio pode ser benéfico no tratamento de diabetes não insulino-dependente.
Absorção de minerais
Lithium pode ajudar a equilibrar os minerais no organismo , incluindo cálcio, fosfato e magnésio. Pesquisadores escandinavos descobriram que o tratamento com lítio teve um efeito contínuo sobre cálcio e fosfato, diminuindo a excreção desses minerais na urina. A excreção de magnésio foi aumentada. Os estudos, publicados na Acta Psychiatrica Scandinavica, descobriram que a biodisponibilidade do lítio é de 95%.
Transtornos Psicóticos
O lítio, tomado sob o controle de um médico, é o tratamento mais eficaz para mania, esquizofrenia e muitos outros sintomas psicóticos. A eficácia do lítio como agente terapêutico para o transtorno bipolar foi demonstrada em estudos comparativos alemães, que enfocaram gravidez, tendências suicidas e possíveis efeitos colaterais. Os resultados, publicados na revista Neurophsychiatrie, mostraram benefícios clínicos claros do tratamento a longo prazo do lítio para melhorar a estabilidade do humor sem efeitos colaterais. A conclusão foi de lítio é um tratamento viável para o transtorno bipolar.
Crimes, Suicídios e Toxicodependências
O lítio pode funcionar como um oligoelemento nutricionalmente essencial no abastecimento de água potável municipal para reduzir a incidência de suicídio, homicídio, roubo e estupro. A Universidade da Califórnia em San Diego usou dados de 27 condados do Texas para concluir que o lítio no abastecimento de água tem efeitos moderadores sobre o comportamento criminoso suicida e violento, incluindo a posse de ópio, cocaína, heroína e morfina. Nenhuma associação significativa foi encontrada com incidências de posse de maconha e embriaguez. Descobertas, publicadas na Biological Trace Elements Research, sugeriram que baixas dosagens de lítio têm um efeito benéfico no comportamento humano e o aumento do consumo de lítio através da suplementação ou na água potável comunitária pode ser um meio possível de reduzir os problemas de crime, suicídio e dependência de drogas.
Cefaleias
O lítio pode reduzir a frequência e gravidade de certos tipos de dores de cabeça recorrentes, incluindo cefaléias hipnóticas em grupo e noturnas. Pesquisadores da Universidade Tottori, no Japão, descreveram o sucesso do tratamento e o desaparecimento completo da dor de cabeça noturna com tratamento com carbonato de lítio administrado antes do sono. Conclusões, publicadas na revista Clinical Neurology, sugerem que o lítio é um tratamento benéfico para formas de dores de cabeça benignas e deve ser considerado por neurologistas.