Prontalgine é um remédio para dor de cabeça vendida na França. Contém acetaminofeno, codeína e cafeína. A combinação desses medicamentos é eficaz no tratamento da cefaleia tensional, devido aos seus efeitos antiinflamatórios, bem como à dilatação vascular. O acetaminofeno é comumente adicionado à codeína, um opiáceo, para intensificar seus efeitos analgésicos. Prontalgine é geralmente seguro se tomado como indicado e por não mais do que alguns dias de cada vez. Prontalgine pode causar leve a efeitos colaterais graves, dependendo da dose e duração do tratamento.
Problemas hepáticos
Um dos efeitos colaterais mais graves possíveis de tomar prontalgine é o dano ao fígado. Como a prontalgina contém paracetamol, os pacientes devem limitar sua dose e duração. O acetaminofeno tem sido associado a vários efeitos negativos no fígado, incluindo insuficiência hepática aguda, amarelamento da pele e dos olhos, inflamação e cicatrizes. Na edição de dezembro de 2005 da revista "Hepatology", a Dra. Anne Larson e associados descobriram que o acetaminofeno é a principal causa de insuficiência hepática aguda nos Estados Unidos, respondendo por 42% dos casos. Além disso, 63% dos mesmos pacientes estavam tomando compostos contendo narcóticos similares à prontalgina. A dose média de paracetamol causando insuficiência hepática aguda foi de 24 gramas, ou aproximadamente 50 comprimidos de prontalgina por dia. De acordo com a Harvard Medical School, apenas 5.000 mg por dia pode causar insuficiência hepática, limitando ainda mais o número de comprimidos de prontalgina que uma pessoa deve tomar.
Insônia
Prontalgine também pode causar insônia em alguns pacientes, especialmente se a medicação for tomada à noite. Tanto a cafeína quanto a codeína têm propriedades que inibem o sono. Na edição de dezembro de 2009 da "Anesthesiology", o Dr. Max Kelz e Jason Moore afirmam que os opiáceos, como a codeína, podem causar insônia porque inibem a adenosina, um nucleotídeo neurotransmissor essencial para iniciar o sono. Esse efeito pode ser ainda mais agravado porque a cafeína na prontalgina também inibe a adenosina. Na edição de julho de 2005 da "Cellscience Reviews", o Dr. Charles Mobb relatou que a cafeína reduz diretamente a duração e o início do sono por meio da inibição da adenosina. Além disso, a cafeína pode levar os pacientes a acordar durante a noite devido à constrição da bexiga, causando um aumento na frequência de micção.
Náusea
Os pacientes que tomam prontalgine também podem sentir náuseas. Todos os três ingredientes do prontalgine podem causar náusea por diferentes razões. De acordo com o Dr. David Weissman, da Faculdade de Medicina de Wisconsin, opiáceos como a codeína causam náusea em três partes diferentes do corpo. A codeína alerta a zona de ativação dos quimiorreceptores, que filtra substâncias nocivas no sangue. A codeína também altera o aparato vestibular, que regula o equilíbrio e a coordenação. Além disso, a codeína causa paralisia do estômago e dos intestinos, reduzindo significativamente a motilidade. De acordo com o Drugs.com, um dos efeitos colaterais mais comuns da cafeína é a náusea. O acetaminofeno geralmente só causa náusea em altas doses.