O manganês é um mineral-traço, significando que quantidades muito pequenas são necessárias para manter um corpo saudável. Vários processos biológicos requerem manganês, incluindo coagulação do sangue, produção de hormônios sexuais e formação de tecido conjuntivo e osso. Se o manganês é tomado em doses muito pequenas, é geralmente seguro, embora alguns efeitos colaterais leves possam resultar. No entanto, doses de manganês maiores que 11 miligramas por dia podem causar efeitos colaterais muito graves. Por causa desse perigo, suplementos de manganês só devem ser tomados sob a supervisão de um médico.
Efeitos colaterais neurológicos
Grandes doses de manganês podem causar sérios efeitos colaterais neurológicos, que muitas vezes se assemelham aos sintomas da doença de Parkinson. . O tremor muscular é um dos principais efeitos colaterais da toxicidade do manganês. Os possíveis efeitos colaterais adicionais incluem rigidez ou rigidez dos músculos, perda de equilíbrio ou coordenação e dificultar o início ou o término dos movimentos, uma condição conhecida como bradicinesia. Os efeitos colaterais menos prováveis incluem fadiga, postura inclinada, problemas de fala, dificuldade para engolir e disfunção sexual. O Instituto Linus Pauling relata que as crianças que são expostas a altos níveis de manganês experimentam efeitos negativos sobre a função e o comportamento do cérebro.
Reação alérgica em casos raros, uma pessoa pode experimentar uma reação alérgica severa ao manganês. Os sintomas de uma reação alérgica incluem coceira, erupção cutânea ou urticária. Reações graves podem causar inchaço da face, lábios, língua e garganta, o que pode causar dificuldade para respirar, chiado e tosse. Se você ou alguém que você conhece tiver esses sintomas, ligue imediatamente para serviços de emergência.
Interações com medicamentos
Se você estiver tomando algum medicamento, há uma chance de que o manganês possa interagir com eles. Fale com o seu médico antes de tomar manganês, especialmente se você estiver tomando antiácidos, laxantes, antibióticos ou a reserpina para baixar a pressão arterial. A Universidade de Maryland Medical Center informa que essas drogas podem dificultar a absorção de manganês. As drogas antipsicóticas podem intensificar e outros efeitos colaterais de manganês que você experimenta.
Cuidados adicionais
As pessoas com condições hepáticas crônicas, como a cirrose, removem o manganês do sangue muito mais lentamente do que as pessoas com fígado saudável. Como resultado, pessoas com problemas no fígado podem apresentar efeitos colaterais após tomar doses de manganês menores que 11 gramas por dia. Pessoas com anemia causada por deficiência de ferro absorvem mais manganês dos alimentos do que pessoas saudáveis, o que significa que também podem sofrer efeitos colaterais de doses menores de manganês.