O Soma é uma prescrição, e o medicamento de marca também é vendido sob o nome genérico de carisoprodol. É prescrito para uso a curto prazo para o tratamento de espasmos musculares e dor associada a lesões. Também é considerado uma droga de abuso e pode ser viciante. Soma pode causar efeitos colaterais, incluindo alguns problemas metabólicos, especialmente se for tomado por longos períodos. Tal como acontece com todos os medicamentos, converse com seu médico sobre todos os seus sintomas médicos, outros medicamentos que você pode estar tomando e quaisquer efeitos colaterais que você pode experimentar.
Alterações no fígado
Soma é metabolizado no fígado usando a enzima CYP2C19 para formar meprobamato, que é a porção ativa. Outros medicamentos também usam essa enzima para o metabolismo. Tomar medicamentos que induzem a enzima, como o omeprazol, um redutor de ácido, ou fluvoxamina, um antidepressivo, poderia aumentar os efeitos de sedação do metabólito, o meprobamato. Tomar medicamentos ou suplementos que inibem essa enzima, como a rifampicina, um antibiótico ou o mosto de St. Johns, pode diminuir os efeitos de sedação do Soma. Algumas pessoas que tomam aspirina em baixas doses também experimentaram uma baixa eficácia do Soma. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando e se você pretende iniciar ou parar de tomar um medicamento.
Alterações no cérebro
Soma é considerado um relaxante muscular, mas faz o seu trabalho no cérebro e medula espinhal. Funciona nos nervos da coluna vertebral para interromper as mensagens dos nervos aos músculos, causando menos contrações musculares. Soma também é metabolizado para meprobamato, que é um sistema nervoso central, ou CNS, depressivo e anticonvulsivo. Este metabólito impede que o cérebro envie sinais para o músculo. O uso prolongado de Soma pode causar dependência dos efeitos sedativos. Parar o Soma após o uso prolongado pode causar efeitos colaterais no SNC, como ansiedade, dor de cabeça, insônia e tremores musculares. Soma não deve ser tomado com outros depressores do SNC ou com álcool devido a efeitos aditivos. Informe o seu médico se sentir sedação excessiva ou sintomas de abstinência.
Ganho de peso
O uso de Soma pode causar alterações metabólicas, incluindo alterações de peso, aumento de peso e perda de peso para algumas pessoas. O Soma é considerado um sedativo e pode causar sonolência e tontura. Se você estiver tomando Soma devido a uma lesão ou se tiver efeitos sedativos, como sonolência ou tontura, sua atividade física pode cair, causando ganho de peso porque você não está queimando tantas calorias quanto o normal. Em casos raros, Soma também pode causar retenção de líquidos, o que deve ser relatado a um médico imediatamente Perda de peso Outras pessoas que tomam Soma podem perder peso porque a medicação pode causar náuseas, vômitos e dores de estômago, limitando sua capacidade de comer. Os efeitos sedativos também podem deixá-lo cansado demais para comer se você tomar muito. Se você tiver tomado Soma por um longo tempo, interromper a medicação também causará dor de estômago e náusea, possivelmente contribuindo para a perda de peso. Informe o seu médico se de repente sentir qualquer alteração de peso.