A gordura, uma parte essencial da dieta humana, é rica em calorias e energia. O consumo excessivo de gordura, no entanto, pode causar ganho de peso e problemas de saúde associados. Isso torna as drogas bloqueadoras de gordura um alvo desejável para os fabricantes de medicamentos que criam medicamentos para ajudar no tratamento da obesidade. Medicamentos bloqueadores de gordura incluem drogas que bloqueiam as enzimas digestivas que processam a gordura, bem como drogas que impedem que os compostos gordurosos sejam absorvidos pelos intestinos.
Orlistat
Orlistat é um medicamento bloqueador de gordura disponível em receita médica como Xenical, embora também possa ser comprado sem receita sob a marca Alli. Como Medline Plus, um site do National Institutes of Health, explica, o orlistat funciona como um inibidor da lipase. A lipase é uma enzima produzida pelo pâncreas que ajuda o sistema digestivo a quebrar a gordura. A gordura dietética não pode ser absorvida pelos intestinos até que seja afetada pela lipase. Ao inibir a ação da lipase, o orlistat é capaz de impedir que os intestinos absorvam parte da gordura de uma refeição. Este medicamento pode ser prescrito para pessoas com excesso de peso e incapazes de perder peso usando dieta e exercícios sozinhos. Porque orlistat impede a gordura de ser completamente digerida, pode causar alguns efeitos colaterais gastrointestinais. O efeito colateral mais comum é a mancha oleosa, que às vezes pode aparecer na roupa íntima do usuário. Este é o resultado da gordura não digerida passando rapidamente pelos intestinos e pode ser acompanhada de gases, inchaço e dor no abdômen. Alguns pacientes também apresentam diarréia combinada com fezes gordurosas e fétidas.
Ezetimiba
Outro componente importante da gordura é o colesterol, outro tipo de lipídio. A ezetimiba é um medicamento prescrito que bloqueia a capacidade das células intestinais de absorver o colesterol. A ezetimiba é especialmente útil para pacientes que têm uma condição chamada hiperlipidemia, que é causada pelo excesso de lipídios no sangue, os produtos de decomposição da gordura. Assim como o orlistat, a ezetimiba pode causar diarréia e outros problemas gastrointestinais, mas também pode causar dor de cabeça, dor de garganta, dores articulares e tontura. Em casos raros, a ezetimiba pode causar danos no fígado, o que pode levar à icterícia e dor abdominal.
Cetilistat
Cetilistate, ainda não aprovado para uso nos EUA, é um inibidor de lipase que a Drug Development-Technology diz está atualmente em fase III de ensaios clínicos no Japão. Isso significa que sua segurança e eficácia são promissoras o suficiente para que esse medicamento receba testes clínicos adicionais. Por ser um inibidor da lipase, funciona de maneira semelhante ao orlistat, mas espera-se que seja melhor tolerado. Ele também é projetado para ajudar os usuários a controlar o apetite. Não se sabe se ou quando esta droga receberá a aprovação da Food and Drug Administration dos EUA.