Cloxacilina sódica é um tipo de medicamento antibiótico classificado como penicilina resistente à penicilinase. A penicilinase é uma enzima produzida por certas cepas de bactérias que podem desativar certos tipos de antibióticos da penicilina. Assim, a cloxacilina e outros antibióticos resistentes à penicilinase são úteis no combate a certas infecções bacterianas, como o Staphylococcus, quando outras penicilinas não funcionavam. Geralmente seguro para a maioria das pessoas, a cloxacilina sódica pode causar efeitos colaterais indesejados.
Efeitos colaterais gastrointestinais
Você pode encontrar efeitos colaterais gastrointestinais ou do sistema digestivo ao tomar medicamentos com cloxacilina sódica. As reações adversas podem incluir náuseas e vômitos, diarréia, cólicas abdominais e manchas brancas ou pretas na língua. Em casos raros, a colite pseudomembranosa pode ocorrer como resultado do uso de penicilina resistente à penicilinase. É uma inflamação do cólon, causando sintomas como desconforto gastrointestinal, desidratação e febre. Ele também pode causar complicações, como baixo potássio, pressão arterial baixa, insuficiência renal e buracos no cólon, de acordo com MayoClinic.com.
Efeitos colaterais neurológicos - Cloxacilina sódica pode ser tóxico para o sistema nervoso em altas doses, particularmente em indivíduos com problemas renais, de acordo com o site RxMed.com. Sinais de neurotoxicidade podem incluir confusão, fadiga, convulsões e espasmos musculares.
Efeitos colaterais do sangue e do rim
Cloxacilina sódica pode afetar negativamente o sangue e os rins em alguns indivíduos. Danos nos rins e inflamação podem levar a uma erupção cutânea, febre, sangue ou quantidades anormais de proteína na urina e insuficiência renal. Uma variedade de distúrbios sangüíneos pode ocorrer quando se usam penicilinas resistentes à penicilinase, como quantidades inferiores ao normal de células importantes no sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico, de acordo com o site RxMed.com.> Reação alérgica
Indivíduos alérgicos a cloxacilina, penicilina ou cefalosporinas não devem usar cloxacilina como uma reação alérgica potencialmente fatal pode ocorrer. Reações alérgicas imediatas e tardias são dois tipos de reações alérgicas que podem ocorrer quando se usam medicamentos de penicilina. Reações de hipersensibilidade imediata ocorrem dentro de 20 minutos após a administração e reações tardias geralmente ocorrem duas a quatro semanas após o tratamento, de acordo com o site RxMed.com. Reacções alérgicas imediatas podem resultar em erupções cutâneas vermelhas ou com comichão, urticária, pressão arterial baixa, inchaço da face, língua ou garganta, dificuldades respiratórias e choque. Reações tardias geralmente causam febre, fraqueza e fadiga, erupções cutâneas e dor nos músculos, articulações e abdômen. Procure atendimento médico se houver sinais de reação alérgica.