A garra do diabo é usada para aliviar a dor e a inflamação entre os que sofrem de artrite. Evidência científica apóia tais usos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC). Você também o verá usado como estimulante do apetite e tônico digestivo. No entanto, alguns efeitos colaterais podem ocorrer quando você pega uma garra do diabo. Além disso, enquanto a garra do diabo é geralmente considerada segura para uso a curto prazo em doses recomendadas, não se sabe se usá-la por mais de quatro meses é eficaz ou seguro, aconselha o National Institutes of Health (NIH). Algumas pessoas que tomam garra do diabo experimentam vômitos ou náuseas, de acordo com o Guia Essencial de Interação entre Ervas e Drogas e Vitaminas. Outros efeitos colaterais menores podem incluir dores de cabeça, perda de paladar ou apetite ou zumbido nos ouvidos. de acordo com NIH.
Níveis de Ácido
Se você tem uma úlcera no estômago, cálculos biliares ou uma úlcera duodenal, deve evitar a garra do diabo a menos que seja supervisionada por um profissional de saúde, aconselha a UMMC. Isso é porque pode afetar os níveis de ácido no trato gastrointestinal, de acordo com o NIH.
Batimentos cardíacos alterados
A garra do diabo pode alterar a força e a taxa de batimentos cardíacos, de acordo com o NIH. Se você tem doença cardíaca ou ritmos cardíacos anormais, consulte seu cardiologista ou médico de cuidados primários antes de tentar a garra do diabo. Se você tem diabetes ou hipoglicemia, tenha cuidado, pois a garra do diabo teoricamente pode baixar o sangue níveis de açúcar, de acordo com o NIH. Tenha cuidado também se estiver a tomar suplementos ou ervas que possam afetar o seu açúcar no sangue ou se tomar medicamentos que afetam o açúcar no sangue. O NIH recomenda que você monitore seus níveis de glicose sérica por um profissional de saúde que possa determinar se são necessários ajustes em seu medicamento.
Risco de sangramento
A garra do diabo pode aumentar o risco de sangramento. Você deve parar de tomar a garra do diabo antes de algumas cirurgias, e discutir o uso da garra do diabo com seu médico, de acordo com o NIH. Se você tem um distúrbio de sangramento ou toma drogas que aumentam o risco de sangramento, como varfarina ou aspirina, você precisa ser monitorado por um médico quando estiver tomando a garra do diabo. Seu médico pode precisar ajustar sua dosagem, aconselha NIH.
Interações medicamentosas
Tenha cuidado se você tomar beta-bloqueadores, inibidores da ECA, bloqueadores dos canais de cálcio ou diuréticos, como a garra do diabo pode interagir com esses medicamentos, aconselha UMMC.
Efeitos em mulheres grávidas
Evite a garra do diabo se estiver grávida ou amamentando, aconselha Drugs.com, porque alguns efeitos oxitóxicos adversos foram documentados. Um efeito oxitóxico significa que o parto é estimulado devido às contrações uterinas.
Alergia
Uma reação alérgica é possível quando se toma garra do diabo, de acordo com o NIH. Se você tem alergia ao Harpagophytum procumbens, você precisa evitar produtos com garra do diabo neles.