Antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) são usados para tratar a inflamação causada por lesões e condições de dor crônica. Embora essas drogas sejam eficazes na supressão da resposta inflamatória do organismo, existem vários efeitos colaterais indesejáveis que tornam necessário o uso de AINEs com cautela. Siga todas as instruções cuidadosamente para evitar efeitos adversos graves.
Ibuprofeno
O ibuprofeno é utilizado para tratar a febre, cólicas menstruais, doenças inflamatórias, artrite reumatóide e dor leve a moderada causada por lesões. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o ibuprofeno também está sendo testado para o tratamento de enxaquecas, gota, fibrose cística e espondilite anquilosante (artrite da coluna vertebral). Possíveis efeitos colaterais do ibuprofeno incluem tonturas, hemorragia gastrointestinal, dor de cabeça, inchaço, nervosismo, comichão, zumbido nos ouvidos, erupções cutâneas, náuseas, constipação, diarréia, vômitos, dor abdominal, azia, perda de apetite e dor de estômago.
A prescrição de cetoprofeno é um AINE usado para tratar a dor, rigidez, inchaço e sensibilidade causada por cólicas menstruais, osteoartrite e artrite reumatóide. Cetoprofeno sem receita médica é usado para tratar pequenas dores de cabeça, dores de dente, febre e dores causadas pelo resfriado comum. Os Institutos Nacionais de Saúde indicam que os efeitos colaterais do cetoprofeno podem incluir diarréia, feridas na boca, tontura, sonolência, dor de cabeça, insônia, zumbido nos ouvidos, constipação e nervosismo. Se os efeitos colaterais são graves ou persistentes, eles devem ser relatados a um profissional médico.
Naproxeno
O naproxeno é uma receita AINE usado para tratar a dor leve a moderada causada por artrite, gota, cólicas menstruais e bursite. Esta droga pode causar alguns efeitos colaterais que precisam de atenção médica e alguns que não precisam. Efeitos colaterais de naproxeno que não requerem atenção médica incluem zumbido nos ouvidos, flatulência, desconforto estomacal, olhos secos, insônia, inchaço nas articulações e sonolência. Os efeitos colaterais do naproxeno que requerem atenção médica incluem respiração difícil, falta de ar, dor abaixo do esterno, dor de estômago, chiado e inchaço.
Aspirina
A aspirina é aprovada para uso no tratamento da dor, derrame cerebral, ataques cardíacos e artrite. Este medicamento contém ácido salicílico, por isso não deve ser usado em crianças e adolescentes. O uso de salicilato em crianças tem sido associado ao desenvolvimento da síndrome de Reye, uma condição médica séria que leva a danos no fígado e no cérebro. A aspirina trabalha para aliviar a dor, bloqueando a produção de hormônios locais (prostaglandinas) que causam dor e inflamação. Esta droga é usada para tratar e prevenir ataques cardíacos e derrames, pois age como um sangue mais fino e previne coágulos sanguíneos. A Universidade de Washington cita azia, náusea, indigestão e irritação estomacal como os efeitos colaterais mais comuns da aspirina. Os efeitos secundários mais graves incluem úlceras no estômago.
Celecoxib
O celecoxib é uma prescrição AINE usado para tratar os sintomas da artrite reumatóide, osteoartrite e espondilite anquilosante. Esta droga também é prescrita como um tratamento para períodos menstruais dolorosos e pólipos do cólon. O celecoxib funciona bloqueando COX-2, um produto químico que produz inflamação e dor. Os efeitos colaterais comuns do celecoxib incluem gases, dores de garganta, inchaço, diarréia e sintomas de resfriado. Efeitos colaterais mais graves, como dor de estômago, fadiga, perda de apetite e reação alérgica, devem ser relatados a um profissional médico. Indometacina Indometacina é um AINE usado para tratar artrite, doenças reumatóides, bursite , tendinite, gota e dor moderada. Este medicamento deve ser usado com precaução em pessoas que têm pressão alta, diminuição da função renal e insuficiência cardíaca congestiva. Devido ao risco aumentado de hemorragia gastrointestinal quando se toma AINEs, qualquer pessoa com história de hemorragia gastrointestinal ou úlceras deve usar este medicamento com precaução. Os efeitos colaterais da indometacina incluem dor de cabeça, sonolência, tontura, fadiga, náusea, dor abdominal, indigestão, azia, constipação, diarréia, úlceras e zumbidos nos ouvidos.