casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Efeitos Psicológicos do Abuso de Drogas

O abuso de drogas pode ocorrer de várias formas. Drogas ilegais podem ser abusadas, assim como drogas legalmente prescritas ou de venda livre. De acordo com o MedlinePlus, abuso de drogas é qualquer uso indevido de medicação que está em andamento há pelo menos um ano e tem consequências negativas para o agressor. O texto médico "Medicina do Vício: Um Manual Baseado em Evidências" explica que drogas com início rápido e alta intensidade de efeito têm maior potencial para abuso.

Drogas e o Cérebro

O "Manual Clínico de Transtornos Aditivos "explica que drogas de abuso são pensadas para atuar em um circuito cerebral chamado sistema límbico. Este caminho combina atividades que são cruciais para a sobrevivência individual ou da espécie, como comer ou sexo, com sentimentos agradáveis ​​de recompensa. Os sentimentos de recompensa são destinados a reforçar ou motivar o indivíduo a participar novamente da atividade. Bioquimicamente, os sentimentos agradáveis ​​são o resultado da liberação de dopamina em uma parte do cérebro chamada nucleus accumbens. O Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas explica que o abuso de drogas crônicas muda a forma como as células cerebrais respondem à atividade da dopamina. Isso requer que os usuários abusivos de drogas aumentem sua dosagem de uma droga para experimentar sentimentos eufóricos e prazerosos. O ciclo continua até que o cérebro fique tão dessensibilizado à dopamina que o usuário se sinta plano e sem vida, incapaz de sentir qualquer prazer.

Medo de Abstinência

O "Manual Clínico de Distúrbios Aditivos" explica que, quando uma droga é abusada durante um longo período de tempo, o sistema nervoso e o corpo devem se ajustar para que os órgãos continuem a funcionar normalmente. Os ajustes feitos pelas células e tecidos em resposta ao uso crônico de drogas levam à dependência física. Como a função normal agora depende da presença da droga, o corpo responde com desconfortáveis ​​sintomas de abstinência quando a droga é descontinuada. Muitas pessoas que abusam de drogas continuam a fazê-lo, a fim de evitar sintomas de abstinência.

Para algumas pessoas, o abuso continuado de drogas levará ao vício. O comportamento compulsivo de busca de drogas, desejos intensos e perda de controle sobre o uso de drogas são todos sintomas de dependência, de acordo com o "Clinical Textbook of Addictive Disorders". As pessoas que sofrem de dependência de drogas continuarão usando drogas, apesar das conseqüências negativas, como perda de emprego ou conflitos familiares.

Considerações

O abuso de drogas é um problema grave, mas evitável, explica o Instituto Nacional sobre Drug Abuse. É importante que os pais falem com seus filhos sobre os riscos e conseqüências do abuso de drogas e modelem o comportamento apropriado. Além disso, existem vários recursos disponíveis para ajudar educadores e organizações comunitárias a divulgar a mensagem antidrogas.