Vitex, também chamado de chasteberry, vem do fruto seco da casta árvore nativa do Mediterrâneo e da Ásia Central. A erva tem milhares de anos de uso medicinal. Tradicionalmente, o vitex era usado para estimular a produção de leite materno em nutrizes, aumentar a fertilidade e aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual. Mais investigações científicas são necessárias para determinar se o vitex é benéfico para seus supostos usos.
Como funciona
Em sua dissertação "Estudos botânicos, químicos, genéticos e farmacológicos de Vitex Agnus-castus L." Donna E. Webster escreve que o mecanismo exato de como funciona o vitex permanece um mistério. A pesquisa sugere que o vitex atua nos níveis de dopamina para reduzir os níveis do hormônio prolactina. Vitex também pode afetar os receptores opiáceos para proporcionar alívio da dor. No site da Red Moon Herbs, a fitoterapeuta Jessica Godino afirma que o vitex suporta o sistema endócrino para permitir que ele encontre um equilíbrio natural, enquanto também estimula a glândula pituitária que regula a progesterona e o estrogênio.
Síndrome Pré-Menstrual
Centro Médico da Universidade de Maryland, cerca de 75% das mulheres sofrem sintomas de TPM, incluindo dores nas costas, câimbras, falta de concentração e fadiga. Vitex pode ajudar a controlar esses sintomas e também restaurar a regularidade menstrual. Pelo menos um estudo sugere que o vitex pode ser útil no tratamento de enxaquecas induzidas por PMS. Publicado em uma edição de 2013 da "Acta Neurologica Belgica", o estudo acompanhou 100 mulheres que usaram 40 miligramas de vitex por dia durante três meses para a enxaqueca. Quarenta e dois por cento dos participantes tiveram uma diminuição da gravidade, duração e frequência das enxaquecas.
Vitex é frequentemente usado para aumentar a fertilidade, especialmente em mulheres que não ovulam regularmente. Vitex pode ajudar o corpo a regular o estrogênio, que é necessário na primeira metade do ciclo para a ovulação, e a progesterona, que ajuda a manter uma gravidez. Um pequeno estudo parece apoiar essas afirmações. Publicado em uma edição de 2000 da "Pesquisa em Medicina Clássica Complementar e Natural", o estudo revelou que 38 das 67 mulheres participantes engravidaram usando uma preparação homeopática contendo vitex, e as mulheres com períodos leves ou irregulares também tiveram um aumento mensurável na produção de progesterona.
Gravidez e Precauções
De acordo com a Red Moon Herbs, usar o vitex até o primeiro trimestre reduzirá a chance de abortar. O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, no entanto, recomenda evitar o vitex durante a gravidez por causa de seus efeitos de alteração hormonal. Os efeitos em animais podem ser diferentes dos humanos, mas é preciso cautela ao considerar um estudo em uma edição de 2012 da "Ciência Animal Brasileira" que determinou que um extrato de vitex à base de álcool causou baixo peso em fetos de ratos e placentas. Vitex pode reduzir a eficácia das pílulas anticoncepcionais e interagir negativamente com drogas que aumentam a dopamina.
, , ] ]