Chasteberry é mais comumente usado para problemas associados aos sistemas reprodutivos femininos. Pode aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual, dor na mama e menopausa, e também pode ser útil para alguns tipos de infertilidade, mas estudos relacionados têm sido pequenos ou falhos, de acordo com o NCCAM. A Universidade de Michigan Health System cita um estudo em que as mulheres que tomam 20 mg de um extrato de Vitex por dia experimentaram uma redução significativa nos sintomas da TPM, e observa o apoio preliminar de que a planta pode ajudar mulheres com períodos irregulares ou infertilidade. Acne
Algumas mulheres usam baga árvore pura para acne associada ao ciclo menstrual. Um pequeno estudo indica que o Vitex agnus-castus pode reduzir a acne relacionada à TPM, de acordo com o UMHS. Baga de árvore pura pode ser benéfica para mulheres com síndrome dos ovários policísticos, uma condição que pode causar acne, juntamente com os efeitos mais graves de ganho de peso, diabetes, infertilidade e abortos recorrentes, explica a terapeuta nutricional Marilyn Glenville. p> Chasteberry está disponível em extratos líquidos e extratos secos em cápsulas e comprimidos, todos feitos de chasteberry maduros secos. A Comissão E, a agência reguladora alemã de remédios fitoterápicos, recomenda tomar 30 a 40 mg por dia, de acordo com o UMHS. Geralmente é tomado uma vez de manhã com líquido.
Por que seus benefícios potenciais estão associados ao equilíbrio a longo prazo do sistema hormonal de uma mulher, a árvore pura não é de ação rápida, de acordo com o UMHS. Para acne e outros sintomas da síndrome pré-menstrual, ou para aliviar a menstruação intensa ou freqüente, as mulheres podem usar suplementos Vitex agnus-castus continuamente por até seis meses para obter resultados.
Efeitos colaterais
Berry árvore pura é não está ligado a efeitos colaterais graves, de acordo com o NCCAM. Pode causar problemas gastrointestinais e tonturas. Embora algumas mulheres usem Vitex agnus-castus para tratar a acne, na verdade pode causar erupções semelhantes a acne como um efeito colateral. O Chasteberry não contém hormônios, mas suas ações na glândula pituitária podem afetar os níveis hormonais. Mulheres grávidas e aquelas que tomam pílulas anticoncepcionais ou que têm uma condição de saúde relacionada a hormônios não devem usar este suplemento. Além disso, o chasteberry pode afetar os níveis de dopamina no cérebro, por isso as pessoas que tomam medicamentos para a doença de Parkinson e outras drogas que afetam os níveis de dopamina não devem tomar suplementos de baga de árvore pura.