Datando de séculos atrás, as civilizações da África Ocidental acreditavam nos poderes medicinais da casca da árvore yohimba nativa de suas terras. Seus primeiros usos nessas áreas foram afrodisíacos para as mulheres, e esse uso continua até hoje. A ioimbina é o ingrediente ativo da ioimba e o que lhe confere propriedades medicinais, de acordo com o MedlinePlus. No entanto, as mulheres que consideram os suplementos de ioimba devem estar cientes de que a quantidade de ioimbina contida nos suplementos pode variar substancialmente e alguns podem conter muito pouco. Antes de usar a ioimba, consulte um médico de confiança que possa aconselhá-lo sobre possíveis benefícios e riscos.
Embora o uso mais conhecido da ioimba seja tratar impotência e disfunção sexual em homens, alguns seus supostos usos afetam as mulheres também. Por exemplo, a casca de ioimba tem sido usada como afrodisíaco na África há séculos e continua sendo promovida para aumentar a libido de uma mulher, de acordo com o MedlinePlus. Recomenda-se também reverter alguns dos efeitos colaterais dos antidepressivos, como a boca seca. Antes de usar suplementos de ioimba para aumentar seu desejo sexual, fale com um profissional médico qualificado que pode aconselhá-lo sobre seus riscos.
Estudo sobre se a ioimba é útil para aumentar a libido de uma mulher continua. Estudos que foram realizados até agora não foram bem delineados e não foram conclusivos. Um estudo publicado pela Dra. Cindy Meston em agosto de 2002 no periódico "Archives of Sexual Behavior" descobriu que o ingrediente ativo da ioimba - ioimbina - aumentava a excitação sexual quando tomado em conjunto com a L-arginina. No entanto, nem a ioimbina nem a L-arginina aumentaram a libido. Como o estudo foi conduzido em um grupo pequeno de mulheres, mais estudos são necessários para determinar que efeito a ioimbina e a ioimbina têm no corpo e se é eficaz para aumentar a libido.
Mecanismo de Ação
Yohimbina é o principal ingrediente ativo da casca de ioimba. Em relação ao seu uso como afrodisíaco, a ioimbina na casca pode ser capaz de dilatar os vasos sanguíneos na área genital, o que, por sua vez, pode aumentar a excitação sexual e o desejo, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. No entanto, exatamente como a ioimba funciona no corpo não é totalmente compreendido. Sempre fale com um profissional médico experiente antes de usá-lo para impulsionar sua libido ou melhorar sua saúde de qualquer forma. Dosagem:
Yohimbe suplementos devem conter quantidades padronizadas de ioimbina, de acordo com Langone Medical Center da Universidade de Nova York. A dose diária recomendada de ioimbina é de 15 mg a 30 mg por dia. As mulheres que usam suplementos de ioimba podem notar uma melhora imediata em sua libido, mas o Langone Medical Center adverte que pode levar de duas a três semanas antes de notar qualquer mudança. Antes de usar suplementos de ioimba, fale com um profissional médico que pode aconselhá-lo sobre como usá-lo com segurança.
Efeitos colaterais
Quando tomado na dose recomendada, a ioimba é geralmente considerada segura. Os efeitos colaterais conhecidos incluem rubor da pele, dor nos genitais, dor ao urinar, cabelos em pé, dores de cabeça, tontura, nervosismo, agitação, irritabilidade e dificuldade para dormir, de acordo com o MedlinePlus. Também foi associado com aumento da frequência cardíaca e pressão alta. As pessoas que têm doença renal, doença cardíaca, hipertensão e condições psiquiátricas não devem tomar suplementos de ioimba. Também não deve ser tomado por mulheres grávidas ou a amamentar devido a efeitos no feto ou no bebé. Os suplementos de ioimba não devem ser tomados com antidepressivos tricíclicos ou fenotiazínicos e também devem ser usados com precaução em pessoas que tomam medicamentos para reduzir a pressão arterial e os inibidores da MAO.