As flores cor-de-rosa, cremosas ou brancas da árvore do magnolia, nativas a America do Norte e sul, China e 3Sudeste Asiático, florescem durante a mola e o verão. Os extratos dos botões e flores da árvore da magnólia estão disponíveis em decocção, extrato de álcool e forma de óleo volátil e contêm óleos essenciais que podem possuir imenso valor medicinal. No entanto, os efeitos colaterais desses produtos não foram documentados cientificamente, por isso é importante conversar com um médico antes de usar produtos de flores de magnólia para seus benefícios à saúde. Alergias
Os óleos voláteis de flores de magnólia podem ajuda a prevenir condições alérgicas como a asma ao inibir a liberação de histaminas de um tipo de célula imune conhecida como mastócito, diz Ikhlas A. Khan no livro “Encyclopedia of Natural Ingredients of Leung”. Pesquisadores de um estudo publicado em junho de 2003 Os periódicos da Magnolia denudata, também conhecida como flos magnoliae, podem causar a morte programada dos mastócitos no laboratório. No entanto, ensaios clínicos estão faltando, então extratos de flos magnoliae não devem ser usados sem consultar um médico.
Pele
“Enciclopédia de Leung de ingredientes naturais comuns” também afirma que extratos de flor de magnólia têm sido usados historicamente em China para minimizar a irritação causada por alguns ingredientes cosméticos. Eles também podem ajudar a remover manchas escuras e branquear a pele. Os produtos, no entanto, não foram avaliados cientificamente; consultar um médico antes de usá-los.
Rinite e sinusite
A medicina tradicional chinesa tem usado extratos de flor de magnólia liliflora durante séculos para controlar a rinite ou nariz entupido e as dores de cabeça associadas com sinusite, diz Phyllis A. Balch. no livro “Prescrição para Cura Nutricional”. Um estudo publicado na edição de agosto de 2009 do Jornal Chinês de Medicina Tradicional e Ocidental Integrada também revelou que os extratos de Flos Magnoliae Lilifora podem ajudar a reduzir significativamente a contagem de células eosinófilas no sangue e , beneficie as crianças com nariz alérgico e entupido. Sempre fale com um médico antes de dar ervas para crianças.
Diabetes
Outro estudo animal publicado na edição de outubro de 2008 do International Journal of Molecular Medicine revelou que extratos de flos magnoliae podem ajudar a prevenir diabetes induzida pelo droga streptozotocin. A estreptozotocina foi originalmente extraída do microorganismo Streptomyces achromogenes, e foi usada como antibiótico até que se descobriu que ela pode ser tóxica para as células pancreáticas responsáveis pela produção de insulina, e pode levar ao diabetes. Atualmente, a droga é usada principalmente para tratar o câncer de células pancreáticas.