Com suas delicadas folhas verdes e pequenas sementes aromáticas, o coentro - também conhecido como coentro ou salsa chinesa - é uma erva e uma especiaria. Além de desempenhar um papel central nas tradições culinárias em todo o mundo, o coentro é amplamente valorizado por suas propriedades medicinais. Entre outros benefícios para a saúde, é frequentemente citado como uma ajuda digestiva potente. Embora muitas das afirmações sobre como o coentro afeta a digestão tenham sido verificadas pela ciência, certas afirmações exigem mais pesquisas.
Promove a Eficiência Digestiva
O coentro fresco suporta a função digestiva normal. Como outras ervas verdes, o coentro obtém a maior parte do seu peso da água e fornece uma quantidade moderada de fibra dietética. Embora você receba apenas cerca de 1/2 grama de fibra - e apenas 5 calorias - a partir de 1 xícara de coentro, a maior parte é insolúvel, o tipo que combina com a água para ajudar a mover o material através de seu trato digestivo com mais eficiência. Com pouco mais de 2 gramas de fibra por colher de sopa, as sementes de coentro são uma fonte muito melhor de fibras totais e insolúveis. Incluir sementes de coentro inteiras ou moídas na sua dieta regularmente pode ajudá-lo a manter a regularidade intestinal e evitar a constipação.
A função do fígado pode ajudar a proteger a função do fígado, apoiando assim a capacidade do seu corpo de digerir gorduras, regular o colesterol, processar o açúcar e filtrar as toxinas. Um estudo de 2012 publicado no Journal of Food Science descobriu que os extratos das folhas e caules de plantas de coentro ajudaram a preservar a função hepática em ratos diabéticos, aumentando significativamente a atividade de várias enzimas antioxidantes no fígado. Outro estudo publicado no mesmo ano em Toxicologia e Saúde Industrial descobriu que folhas de coentro e sementes ajudaram a melhorar a função hepática em ratos com danos hepáticos induzidos por toxinas. Mais pesquisas são necessárias, no entanto, para saber se o coentro tem os mesmos efeitos em seres humanos. Embora possa aliviar a indigestão em geral, bem como sintomas específicos como o gás, inchaço, azia e cólicas abdominais, nem todas essas alegações são apoiadas pela ciência. Mais pesquisas são necessárias para descobrir se o coentro é um verdadeiro carminativo - tanto a erva quanto a semente são frequentemente adicionadas a pratos de feijão para ajudar a prevenir ou reduzir o gás intestinal, mas a pesquisa não demonstrou se realmente ajuda a combater a flatulência . Sementes de coentro foram mostrados, no entanto, para ter um efeito diurético leve, ou seja, eles aumentam a urina, um produto residual da digestão.
Kills Alimentos Bactérias
Folhas de coentro contêm óleos essenciais com propriedades antimicrobianas que suportam a função digestiva protegendo contra as bactérias que causam intoxicação alimentar e outros problemas gastrointestinais. De acordo com um estudo publicado em 2011 no Journal of Medical Microbiology, os óleos essenciais de coentro são capazes de matar a maioria das bactérias patogênicas que causam doenças transmitidas por alimentos. Um estudo publicado em 2012 no Journal of Ethnopharmacology também descobriu que o extrato de coentro pode ser útil na supressão do H. pylori, uma infecção bacteriana comum associada a úlceras pépticas, gastrite e câncer de estômago. , , ] ]