Ginkgo, também conhecido como gingko biloba, é um suplemento de ervas, por vezes utilizado para fins medicinais. O uso de ginkgo remonta milhares de anos, e muitos estudos analisaram os benefícios para a saúde e os riscos de usar este suplemento de ervas. Embora o ginkgo seja geralmente considerado um suplemento fitoterápico seguro, você pode experimentar efeitos colaterais após consumir ginkgo, especialmente se tomado em grandes quantidades.
Sangramento
De acordo com um estudo publicado em "Neurology" por Frank Gilliam e David Wennberg, ginkgo pode causar hemorragia interna, especialmente se tomado em combinação com outras drogas. Este suplemento de ervas também pode agir como um anti-coagulante, o que significa que pode impedir a coagulação do sangue. Portanto, você deve ter cuidado ao tomar ginkgo para evitar a formação de hematomas ou sangramento. Sangramento gastrointestinal também pode ocorrer depois de tomar muito ginkgo. Portanto, pare de usar ginkgo pelo menos 36 horas antes de qualquer tipo de cirurgia ou procedimento odontológico.
Alterações nos níveis de insulina
Se você é um diabético que usa medicamentos para melhorar seu nível de insulina, você deve evitar ginkgo. Segundo a Clínica Mayo, o ginkgo pode diminuir o nível de insulina no sangue. O ginkgo pode, portanto, neutralizar os medicamentos destinados a aumentar os níveis de insulina e pode fazer com que os medicamentos para diabéticos percam sua eficácia.
Reações alérgicas
Algumas pessoas podem desenvolver alergias ao gingko. Suplementos de ginkgo contêm ácido ginkgólico, uma toxina que pode provocar uma reação alérgica em alguns indivíduos. Para ajudar a minimizar a possibilidade de uma alergia ao ginkgo, compre sempre os seus comprimidos ou cápsulas de ginkgo de uma empresa respeitável do ponto de vista farmacêutico. Além disso, se você já é alérgico a hera venenosa, castanha de caju ou cascas de manga, você tem uma chance maior de desenvolver uma alergia ao gingko. Bolhas na pele são as reações alérgicas mais comuns ao ginkgo.
Ginkgo pode estimular sua mente, mas muitas pessoas propensas à hiperatividade, impulsividade ou ansiedade acham os efeitos do ginkgo muito fortes. Você pode desenvolver sentimentos de inquietação e agitação depois de tomar muito ginkgo. O desconforto gastrointestinal é outro possível efeito colateral de tomar este suplemento de ervas. Normalmente, esta aflição se manifesta como uma indisposição gástrica, náusea ou diarréia. Se tiver quaisquer efeitos secundários adversos após tomar suplementos de ginkgo, interrompa imediatamente a sua utilização e procure assistência médica.