O fruto de Schisandra chinensis, também escrito schizandra, é um remédio herbal que as pessoas usam para prevenir e tratar problemas no fígado, melhorando a função cardíaca, aliviando tosse e chiado e melhorando o desempenho no exercício. O Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering observa que a pesquisa com animais indica que a schizandra tem um efeito protetor no fígado, mas pesquisas são necessárias para confirmar quaisquer benefícios em humanos. Os efeitos colaterais relatados são menores.
Inquietude e insônia
Um artigo publicado na edição de outubro de 1998 da "Alternative Medicine Review" observa a baixa toxicidade de schizandra. O autor comentou sobre a inquietação e insônia como possíveis efeitos de overdose quando se toma mais do que a dose padrão. A dosagem típica é de 450 mg de erva em pó em cápsulas três vezes ao dia, ou 2 ml de tintura em 1 parte de schizandra a 3 partes de base três vezes ao dia. problemas, ou dispnéia, como um possível efeito colateral de overdose de schizandra. O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center observa que schizandra berry tem propriedades de depressão do sistema nervoso central, que pode explicar esse efeito colateral.
Efeitos colaterais gastrointestinais
Efeitos colaterais gastrointestinais também são possíveis quando se toma schizandra berry, como observado pelo Centro de Saúde da Universidade de Michigan. Uma pessoa que toma suplementos de schizandra pode experimentar falta de apetite, azia e dor de estômago. Como acontece com qualquer remédio herbal, em casos raros, alguém pode experimentar uma reação alérgica a baga de schizandra. Os sinais listados pelo Physicians 'Desk Reference incluem dificuldade em respirar, aperto no peito ou na garganta, dor no peito, comichão ou inchaço da pele e erupção cutânea ou urticária. Uma reação alérgica à baga de schizandra deve ser considerada uma emergência médica.