A árvore de nim (Azadirachta indica), que cresce na Índia e áreas vizinhas, tem sido chamada de "Arishtha" em sânscrito para "apaziguador da doença". Praticamente todas as partes da árvore são benéficas para a cura e foram usadas medicinalmente por mais de 2000 anos. Em 1992, a Academia Nacional de Ciências dos EUA publicou um livro intitulado "Neem - uma árvore para resolver problemas globais". O extrato tem sido usado para tratar uma grande variedade de doenças.
Anti-inflamatório O nimbidim, um dos principais constituintes do extrato de nim, tem demonstrado reduzir a inflamação em ratos. Um estudo no Departamento de Farmacologia do Rajshahi Medical College, em Bangladesh, pesquisadores descobriram que o extrato de nim tem um impacto significativo na inflamação, mas menos do que o popular esteróide, dexametasona.
Antiartrítico
Por causa de seu antiinflamatório efeitos, nimbidim foi mostrado para reverter sinais de artrite em ratos. Pesquisa publicada na edição de 2004 da Phytotherapy Research constatou que nimbidim pode ajudar a tratar doenças causadas por inflamação.
Dermatopatias
Um estudo em The Antiseptic in 1979 mostrou que o extrato de nim é eficaz no tratamento de eczema, sarna, micose, e algumas formas de dermatite. O extrato foi aplicado topicamente, mas melhores resultados foram observados quando injetados no músculo. Estudos hipoglicêmicos com ratos diabéticos mostraram que o extrato de nim é eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue e na prevenção de níveis elevados de glicose no sangue. açúcar ou hiperglicemia. Uma diminuição significativa no açúcar no sangue foi observada quando coelhos em jejum receberam o extrato de nim.
Úlcera Antigástrica
Devido à presença de um glicosídeo, o extrato de nim mostra a capacidade de inibir a formação de úlceras no estômago e intestinos de ratos.
Espermicida
Estudos in vitro mostram a capacidade espermicida do extrato de nim contra espermatozóides de macaco e humano. A administração oral do extrato de nim mostra propriedades de antifertilidade e mais estudos são necessários para determinar a sua capacidade de prevenir a concepção.
Antifúngicos e Inseticidas
O extrato de Neem provou ser eficaz em matar um número de fungos humanos. Além de sua eficácia contra Candida, Microsporum, Trichosporium e outros fungos, o autor James Walter, em seu livro Biopesticides: Use and Delivery, afirma que o óleo de nim "afeta mais de 300 espécies de insetos, incluindo pragas importantes como lagarta do pulgões, moscas brancas, psilídeos e numerosas outras pragas de insetos "tornando o óleo de nim um pesticida útil com baixo impacto sobre o meio ambiente e insetos benéficos.
Antibacteriano
Em estudos com tubos de ensaio, o extrato de nim tem se mostrado eficaz contra M. tuberculosis e outras bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Um anticoncepcional vaginal mostrou eficácia contra um número de bactérias, vírus e fungos.
Diurético
Um dos principais componentes do extrato de nim, o nimbidinato de sódio, tem demonstrado efeitos diuréticos em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva.
Antimalárico
A utilidade do extrato de nim contra a malária é lendária. Várias formas da planta foram usadas para tratar a malária durante séculos. Estudos recentes mostraram a eficácia do extrato de nim contra o parasita da malária P. falciparum
Estudos Estudos descobriram que o extrato de nim tem um polissacarídeo antitumoral que inibe o crescimento de alguns tumores. Enquanto ensaios clínicos abrangentes em humanos estão faltando, alguns estudos em humanos mostraram a capacidade do extrato de nim de interferir com os ciclos celulares de leucemia e melanoma. , , ] ]