O lúpulo, conhecido botanicamente como Humulus lupulus, é uma planta comumente conhecida por seu uso na indústria cervejeira. No entanto, extratos de lúpulo também são usados na fitoterapia. O lúpulo tem um histórico de uso na China para tratar a lepra e a tuberculose, segundo a Universidade de Purdue. Hoje, o extrato de lúpulo é comercializado como auxílio para o sono e para a saúde reprodutiva. Como com todos os fitoterápicos, consulte o seu médico antes de tomar o extrato de lúpulo.
Historicamente, extrato de lúpulo foi usado na medicina popular como um agente tônico, sedativo e anti-inflamatório para reduzir o inchaço. Hoje, a indústria cosmética usa extratos de lúpulo em loções e cremes por suas propriedades de suavização da pele. A indústria de fabricação de alimentos usa extratos de lúpulo para dar sabor a doces, assados e sobremesas lácteas congeladas. O lúpulo está na lista de itens que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) geralmente reconhece como segura.
Sedativo
Embora o extrato de lúpulo tenha vários usos, muitos não têm suporte para dados clínicos. Usando o extrato de lúpulo como um sedativo é mais comumente suportado. Extrato de lúpulo é clinicamente provado ter capacidades sedativas. De acordo com um estudo publicado na edição de setembro de 2006 da revista "Phytomedicine", o lúpulo exerce um efeito sedativo no sistema nervoso central. Tem a capacidade de reduzir a atividade locomotora e a temperatura corporal e promover o sono.
Propriedades Estrogênicas
Estrogênios são hormônios sexuais femininos responsáveis pelo ciclo menstrual. Os fitoestrógenos são hormônios vegetais com ações fracas, mas similares, como o estrogênio humano. Os níveis de estrogênio diminuem durante a menopausa, o que causa sintomas desconfortáveis, como suores noturnos e ondas de calor. Os fitoestrogênios estão sendo explorados como uma alternativa à terapia de reposição hormonal (TRH) devido ao aumento do câncer de mama e do risco de derrame. De acordo com um estudo publicado na edição de julho de 2005 da revista "Phytomedicine", o extrato de lúpulo tem propriedades estrogênicas. Tenha em mente que os dados clínicos para provar que os estrogênios vegetais são mais seguros do que os estrogênios sintéticos estão faltando. Mais pesquisas são necessárias.
Segurança
As dosagens de extrato de lúpulo variam de 1,5 a 2 g, de acordo com o site da Drugs. Use extrato de lúpulo conforme indicado no rótulo e somente após consultar o seu médico. Todas as ervas têm a capacidade de causar efeitos colaterais e interagir com seus medicamentos. Os efeitos colaterais do extrato de lúpulo não são bem documentados, mas isso não significa que eles não existam. Alguns indivíduos são alérgicos ao lúpulo. Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas de alergia, como dificuldade para respirar ou inchaço dos lábios, língua e face.