O trevo vermelho é uma erva selvagem encontrada nos campos da Europa e Ásia, onde o gado costuma pastar. As pequenas flores roxas são geralmente secas antes de serem usadas medicinalmente, seja topicamente ou como chá. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, trevo vermelho é rico em nutrientes e contém fósforo, cálcio, magnésio, niacina, potássio, cromo, tiamina e vitamina C. Antes de tomar qualquer erva você deve primeiro falar com seu médico.
Tradicionalmente, o trevo vermelho tem sido usado como tratamento fitoterápico para o câncer. O fitoterapeuta Micheal Tierra o descreve como alterativo, antiespasmódico, antitumoral e expectorante. A Tierra também sugere que seu uso como chá em combinação com outras ervas pode ajudar a reduzir tumores. Na medicina tradicional chinesa, ou TCM, o trevo vermelho é comumente usado para tratar câncer de mama e próstata. O Centro Médico Sueco observa que poucos estudos foram feitos para verificar a relação entre o trevo vermelho e os benefícios anticâncer, e que mais pesquisas são necessárias.
Menopausa Sintomas
Trevo vermelho contém isoflavonas que se acredita agir como estrogênio, e tem sido usado por herbalists para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. Um estudo publicado na edição de julho de 2002 de "Maturitas" confirmou o uso de trevo vermelho como eficaz na redução dos sintomas de ondas de calor associadas à menopausa. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, estudos mostram que o uso de extrato de trevo vermelho pode reduzir a perda óssea em mulheres pré e perimenopausa, e aumentar a densidade mineral óssea.
Outros Usos
Trevo vermelho tem sido tradicionalmente usado em medicina popular para tratar a inflamação da pele, tosse convulsa e condições respiratórias. Herbalists sugerem beber um chá feito com trevo vermelho, mergulhada por cinco a 10 minutos para aliviar a tosse devido a constipações ou gripe. Um cataplasma feito a partir de um chá de trevo vermelho forte pode ser colocado em irritações da pele associadas a eczema ou psoríase para aliviar o desconforto e acelerar a cicatrização. Trevo vermelho contém coumins, que têm uma propriedade de afinamento sanguíneo leve e acredita-se que ajudam desordens degenerativas crônicas. Não há efeitos serosos listados para tomar trevo vermelho, mas é aconselhável que você fale com seu médico antes de tomar esta erva. Crianças e mulheres com história de câncer de mama não devem usar trevo vermelho.