A folha de damiana é popular por suas propriedades afrodisíacas e antidepressivas, e às vezes é usada para aumentar a capacidade física e mental e como uma ajuda em tempos de esforço físico. Também é usado na medicina folclórica para tratar diabetes, inflamação e doenças renais. No entanto, nenhuma pesquisa documenta esses efeitos em humanos, de acordo com “The Complete Commission E Monographs”, de Mark Blumenthal. Algumas pessoas usam isso para ganhar um "alto" de ervas, de acordo com Drugs.com. Você pode encontrá-lo em chá, cápsula e formas de pó de erva a granel, ou em licor damiana. As doses terapêuticas têm poucos efeitos colaterais, mas grandes doses podem ser perigosas.
Convulsões em doses altas
Altas doses de damiana podem causar convulsões similares às causadas pelo tétano, de acordo com “The Essential Herb- Guia de Interação Medicamento-Vitamina ”, de George T. Grossberg e Barry Fox. Não há recomendação oficial para a dosagem de damiana devido à falta de estudos científicos, de acordo com Blumenthal. No entanto, as doses tradicionais são de 2 a 4g de folhas secas damiana tomadas três vezes ao dia, de acordo com Grossberg e Fox.
Efeito do Açúcar no Sangue
Se você é diabético, consulte um médico antes de tentar damiana. Pode aumentar o risco de se tornar hipoglicêmico, o que significa que os níveis de açúcar no sangue cairão muito, se você usá-lo junto com certas drogas destinadas a controlar o açúcar no sangue, incluindo a insulina, de acordo com Grossberg e Fox.> Se você está grávida ou amamentando, é melhor evitar a damiana leaf, aconselha Drugs.com. Em doses elevadas, existe um risco de toxicidade por cianeto. Isso se deve aos glicosídeos cianogenéticos, componentes encontrados na folha damiana. Estas fitotoxinas estão presentes em muitos alimentos que comemos com segurança, incluindo feijões e amêndoas, embora os altos níveis sejam perigosos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Pública e Proteção Ambiental.