História Há registro de que o inhame selvagem foi usado pelas civilizações asteca e maia para tratar vários distúrbios, geralmente relacionados ao nascimento da criança e suas dores . Durante os séculos XVIII e XIX, os médicos dos movimentos médicos ecléticos começaram a usar inhame selvagem por suas propriedades antiespasmódicas, onde era usado para tratar cólicas biliares e espasmos intestinais.
Descrição da planta
Wild yam, oficialmente conhecido como dioscorea villosa, é o rizoma de uma videira perene que cresce de 9 a 15 pés de comprimento. Prefere crescer em florestas de madeira dura que fornecem solos arenosos a argilosos com um valor de pH de 5 a 6. Acredita-se que as plantas cultivadas em altitudes mais elevadas produzem concentrações mais elevadas de diosgenina, que é o ingrediente ativo. O rizoma é um tubérculo marrom que é de 1/4 a 1/2 polegada de diâmetro com carne branca.
Tradicionais e Herbal Usos
O inhame selvagem foi usado pelos primeiros americanos para tratar a cólica, mas hoje é usado no tratamento de inflamações, asma e espasmos musculares. Herbalist Micheal Tierra, autor de "O Caminho das Ervas", sugere o seu uso para aliviar a dor associada com pedras na vesícula biliar ou artrite e aliviar dores abdominais e gases crônicos. É comumente disponível como um extrato ou creme que pode ter a adição de uma progesterona sintética. O inhame selvagem também é usado na medicina tradicional indiana, o Ayurveda, para tratar problemas hormonais e sexuais. Na Medicina Tradicional Chinesa, a MTC, é comumente prescrita para reumatismo, distúrbios digestivos, asma e queixas urinárias. A variedade de inhame selvagem usado na China é uma das mais de 600 variedades disponíveis, embora não tão comuns quanto as cultivadas nos EUA, México e América do Sul.
Usos para homens
O inhame selvagem não é normalmente usado em medicina tradicional ou herbal para tratar problemas específicos do sexo masculino, embora seja comercializado como um creme de medicina alternativa para tratar a disfunção erétil ou para aumentar a libido masculina. Atualmente, não há evidências suficientes disponíveis para apoiar essas alegações. De acordo com Drugs.com, inhame selvagem não tem a capacidade de aumentar a produção de quaisquer hormônios, incluindo estrogênio ou progesterona. O ingrediente ativo diosgenina, que é considerado um fitoestrógeno, não pode ser convertido em estrogênio ou progesterona dentro do corpo.
Cuidados
Inhame selvagem, incluindo o creme, não foi totalmente estudado, e interações medicamentosas e contra-indicações não foram totalmente documentados ou identificados. Portanto, não deve ser usado por mulheres grávidas ou lactantes. Os efeitos colaterais para tomar grandes doses incluem náuseas, vômitos e diarréia. Antes de tomar qualquer erva ou suplemento, fale primeiro com o seu médico.