Santo manjericão, um pequeno arbusto com folhas perfumadas, é amplamente utilizado em todo o sul da Ásia para fins medicinais alegados e como um chá de ervas. A medicina ayurvédica considera o manjericão sagrado como um adaptógeno - uma erva que equilibra os sistemas do corpo e aumenta a resiliência. Estudos científicos têm apoiado o uso de manjericão sagrado para algumas condições de saúde. Consulte um profissional de saúde qualificado para determinar o curso de terapia mais adequado às suas necessidades antes de suplementar com manjericão sagrado.
Plantas cultivadas
Manjericão sagrado cultivado mostrou mais conteúdo antioxidante e níveis de atividade do que plantas cultivadas em campo, em um estudo publicado em outubro de 2007 "Journal of Agricultural Food Chemistry". Os pesquisadores identificaram o ácido rosmarínico como o principal antioxidante nas amostras de manjericão cultivadas. Amostras cultivadas mostraram maior atividade do que amostras cultivadas em campo na eliminação de radicais livres e testadas em vários outros parâmetros antioxidantes. Os pesquisadores concluíram que o manjericão santo cultivado pode possuir capacidade antioxidante superior em comparação com a variedade cultivada em campo.
A edição de setembro de 2007 do "Journal of Medicinal Foods" publicou um estudo que mostrou que o manjericão sagrado possui capacidade desintoxicante significativa. No estudo, os pesquisadores deram o extrato de folhas de manjericão em doses de 100 mg, 200 mg, 300 mg e 400 mg por kg de peso corporal a ratos de laboratório durante cinco dias antes da exposição a uma toxina. Dosagem de manjericão de 300 mg por kg protegeu os ratos de danos no fígado, inibiu a oxidação de lipídios e proteínas e aumentou a atividade de enzimas desintoxicantes do fígado.
Antistress
Um estudo publicado em setembro de 2007 " Journal of Natural Products "anunciou a descoberta de três novos compostos ativos para acompanhar as oito substâncias conhecidas no manjericão sagrado. Os cientistas testaram as novas substâncias em uma dose de 40 mg por kg de peso corporal em ratos de laboratório que sofreram estresse agudo e observaram efeitos promissores de redução do estresse. Alguns desses compostos reduziram os níveis de açúcar no sangue e cortisol, conservaram a produção de energia e diminuíram o tamanho das supra-renais, indicando uma capacidade antiestresse significativa de manjericão em vários níveis.
Antiseizura
Manjericão pode ser útil para prevenir convulsões, de acordo com um estudo publicado em 2003 no "Indian Journal of Experimental Biology". Os cientistas deram extratos de haste de manjericão, calos de folhas e caules - células que se formam na superfície de corte de um caule - para animais de laboratório e observaram atividade anticonvulsivante significativa em comparação com a droga anti-convulsiva padrão fenitoína. Os ácidos graxos em manjericão mostram propriedades antiinflamatórias eficazes, dizem os autores de um estudo publicado no "Indian Journal of Experimental Biology" de junho de 2008. O manjericão contém grandes quantidades do ácido alfa-linolênico ácido graxo essencial ômega-3 e produziu a maior inibição da inflamação quando testado contra linhaça e óleo de soja no estudo com ratos de laboratório.
, , ] ]