Açafrão significa "amarelo" em árabe, porque quando usado na culinária, confere uma coloração amarela aos alimentos. Colher de açafrão requer trabalho intensivo; Estima-se que 75.000 flores são necessárias para produzir apenas 1 quilo de açafrão, de acordo com a Universidade de Pittsburgh Medical Center. Como resultado, pode ter o maior valor de mercado de todas as ervas do mundo. Infelizmente, a pureza do açafrão é frequentemente comprometida. Malmequeres e outras ervas são muitas vezes adicionados ilegalmente para reduzir os custos de produção. Certifique-se de comprar açafrão de uma fonte respeitável. O açafrão contém substâncias medicinais, como vitamina B 2; picrocrocina, um glicosídeo amargo, e safranal, um composto volátil e aromático. Um médico deve sempre ser consultado antes de usar o açafrão para fins medicinais. O NYU Langone Medical Center observa que o açafrão pode oferecer benefícios para aqueles que sofrem de depressão. Segundo o site, o açafrão tem eficácia comparável à fluoxetina para a depressão, mas relata que estudos conclusivos ainda são necessários para se chegar a uma conclusão firme. O açafrão pode ser benéfico quando são necessários tratamentos de longo prazo para aliviar a depressão, porque não há efeitos colaterais associados à administração medicinal da erva.
Um estudo realizado pela professora Silvia Bisti no Centro ARC de Excelência em Ciência da Visão e Universidade de L'Aquila, na Itália, descobriu que o açafrão pode retardar ou prevenir a perda de visão relacionada à idade e tratar a degeneração macular. O açafrão é um anti-oxidante, mas parece ter qualidades adicionais que afetam particularmente a visão. Os pesquisadores descobriram que o açafrão pode alterar os genes responsáveis pelas membranas celulares de visão de conteúdo de ácidos graxos, o que afeta a força e a resiliência do tecido ocular.
Melhora a memória
O açafrão contém compostos chamados crocetina e crocina que podem melhorar a memória e processamento cognitivo, Essas propriedades podem ser úteis para tratar doenças degenerativas do cérebro, como a doença de Alzheimer, de acordo com um estudo publicado no "Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics" em 2010. Memória e declínio cognitivo são distúrbios comuns na população idosa e açafrão é um tratamento relativamente leve que pode ser eficaz.
O câncer de açafrão
Saffron pode combater o crescimento do tumor canceroso de acordo com o site Drugs.com. A ação da erva não é conhecida, no entanto, o açafrão pode impedir que os tumores se espalhem, deixando as células saudáveis inalteradas. O açafrão também pode ser eficaz usado concomitantemente com alguns tratamentos convencionais de câncer, enquanto deixa os efeitos da medicação inalterados.