Rhodiola sacra é apresentado como uma erva que irá aumentar a sua energia, melhorar sua saúde, proteger seu coração, combater a depressão e melhorar seu sistema imunológico. No entanto, esta erva não é bem estudada por isso seus benefícios potenciais e efeitos colaterais não são solidamente estabelecidos. Sempre consulte um médico antes de tentar um novo suplemento.
Evidence
Rhodiola é tipicamente encontrado nas montanhas árticas da Sibéria. Existem mais de 200 espécies relacionadas de plantas de Rhodiola na família Crassulacea. A Rhodiola em geral tem uma tradição secular de uso. No entanto, apenas duas de suas muitas espécies foram estudadas em um nível significativo em humanos, e Rhodiola sacra não é uma delas, de acordo com “O Guia do Profissional de Saúde para Suplementos Dietéticos”, de Shawn M. Talbott e Kerry Hughes. Rhodiola rosea e Rhodiola crenulata são as formas mais estudadas desta erva.
Resultados Científicos Iniciais
As plantas de Rhodiola têm ação antioxidante, observa um estudo de 2009 publicado em "Theriogenology." Espécies Rhodiola geralmente são usadas da mesma maneira que o ginseng é - como adaptogens, ou ervas que podem melhorar os níveis de energia, melhorar o desempenho atlético e aliviar a ansiedade e o estresse. As espécies estudadas são geralmente consideradas seguras, pelo menos para uso a curto prazo, dizem Talbott e Hughes, e não há nenhuma contra-indicação conhecida com outras ervas ou drogas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para verificar se existem complicações a longo prazo ou evidências de interações medicamentosas.
Precauções possíveis
Publicações não revisadas por pares que resumem a literatura russa sobre Rhodiola rosea sugerem possíveis contraindicações. As publicações indicam que você não deve usar esta erva se tiver pressão alta, doença arterial coronariana ou sofrer de excitabilidade nervosa, observa um guia de produto profissional para provedores de cuidados de saúde da Pharmanex Energy Formula.
Reações Alérgicas |> Sempre que você usa um remédio herbal, é possível uma reação alérgica. Obtenha ajuda médica para qualquer tipo de reação alérgica, aconselha o MedlinePlus. Sintomas leves comuns incluem urticária, erupções cutâneas, comichão, congestão nasal, olhos lacrimejantes. Sintomas comuns moderados a graves incluem cólicas abdominais, náuseas ou vômitos, chiado, diarréia, aperto no peito, dificuldade em engolir ou respirar, rubor e fraqueza. Você também pode ter um rosto inchado, língua ou olhos. Uma reação súbita, grave e potencialmente fatal é chamada de anafilaxia. Isso requer atenção médica imediata.
Considerações
Se você estiver grávida, nunca tente uma nova erva - especialmente uma que não seja bem estudada, aconselham os especialistas da revista Better Nutrition. Esta erva é frequentemente combinada com outras ervas adaptagénicas melhor estudadas, como o ginseng e o cogumelo reishi, que têm interacções medicamentosas conhecidas, tais como aumentar o risco de hemorragia e hematomas quando tomados com medicamentos que afinam o sangue. Além disso, se você está procurando uma ação adaptogênica da Rhodiola, sua espécie rosea possui compostos ativos chamados rosavins, que se acredita serem responsáveis por muitos dos benefícios da erva. Outras variedades, como as espécies do sacra, não têm rosavins.