Nenhuma erva medicinal contém um nível suficiente de nutrição dietética para causar ganho de peso imediato. No entanto, muitos medicamentos fitoterápicos contêm compostos que estimulam o apetite e melhoram a digestão em pessoas que têm dificuldade em ganhar peso. Se você tiver sofrido uma queda repentina de peso ou apetite, é importante consultar um profissional de saúde qualificado para determinar a causa subjacente. Não use quaisquer ervas medicinais sem primeiro consultar um médico, especialmente se você tem uma condição médica.
Cannabis
A cannabis, também conhecida como maconha, é um dos métodos naturais mais eficazes para melhorar o apetite . O site de informações sobre a maconha medicinal Show Me the Facts lista dúzias de estudos bem elaborados e revisados por pares, confirmando a eficácia da cannabis como estimulante do apetite.
Nos Estados Unidos, a cannabis só está disponível para uso medicinal em certos estados, e requer uma prescrição para obter legalmente. Um profissional de saúde pode prescrever cannabis medicinal como uma opção de tratamento para perda de peso associada à anorexia nervosa, HIV, câncer ou distúrbios psiquiátricos.
Camomila
Um parente da planta, a camomila erva medicinal pode agir como um estimulante de apetite suave. Os Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) registram o uso tradicional da camomila como uma ajuda digestiva e um tratamento para a ansiedade. Além disso, a organização sugere que pode melhorar o humor, o apetite e a qualidade de vida geral em pacientes com câncer.
Não há evidências suficientes para apoiar o uso de camomila como única opção de tratamento para qualquer doença. No entanto, pode ser uma opção viável para pessoas que sofrem de perda de peso indesejada, especialmente quando se relaciona com estresse ou ansiedade.
Thistle Blessed
O National Institutes of Health relata que o cardo abençoado tem sido usado historicamente em tônicos "amargos" projetados para melhorar a digestão e aumentar o apetite. Tradicionalmente, os curandeiros têm usado esses tônicos para pessoas que têm dificuldade em ganhar peso ou comer quantidades suficientes de alimentos.
Embora observem a capacidade teórica do cardo abençoado de tratar a anorexia e estimular o apetite, os Institutos Nacionais de A saúde afirma que não há evidências suficientes para apoiar esses usos. No entanto, porque a erva tem uma baixa incidência de efeitos colaterais graves, pode valer a pena tentar como uma opção de tratamento complementar.