O funcho é uma erva altamente saborosa com uma longa história de usos culinários e medicinais. Valorizada por seu sabor de alcaçuz, a erva-doce é popular como chá e é um ingrediente-chave em muitas receitas. Erva-doce também é usado no tratamento de uma grande variedade de doenças, incluindo problemas digestivos, infecções, distúrbios menstruais e artrite, de acordo com o site Herbs 2000. Distúrbios inflamatórios também foram mostrados para responder bem ao funcho. Como com o início de novos tratamentos, consulte o seu médico primeiro.
Anethole
Um composto que é um componente principal da erva-doce é eficaz no bloqueio da inflamação, de acordo com um estudo publicado em junho de 2000 "Oncogene". O composto, conhecido como anetol, também é encontrado em ervas como a cânfora e o anis. O anetol reduz a inflamação inibindo um sistema dentro das células, conhecido como NF kappa B, que induz a resposta inflamatória.
Doenças Inflamatórias e Alergias
O funcho forneceu tanto inflamação quanto alívio da dor através de sua inibição de NF kappaB, em um estudo relatado em setembro de 2004 "Fitoterapia". O funcho também aumentou significativamente a atividade de um antioxidante conhecido como superóxido dismutase, que também contribui para níveis mais baixos de inflamação. O estudo usou uma dose de 200 mg /kg de peso corporal e testou erva-doce contra ambas as doenças inflamatórias e alergias. Pesquisas consideráveis ligaram o NF kappaB a uma variedade de doenças inflamatórias, incluindo câncer, aterosclerose, infarto do miocárdio, diabetes, alergia, asma, artrite e doença de Crohn, entre outros, segundo um estudo publicado em dezembro de 2004 "Annals of the New". Academia de Ciências de York. " O estudo lista erva-doce como uma das muitas especiarias que afetam NF Kappa B.
Conjuntivite
Funcho tem um uso histórico como um colírio para curar a inflamação associada a infecções oculares, de acordo com o site herbs2000.com. Óleos voláteis na planta são responsáveis pelo efeito anti-séptico. O site Health911.com lista chá de semente de erva-doce cozido como um remédio para conjuntivite.
Úlceras
A capacidade de cura de úlcera de erva-doce foi relatada em janeiro de 2007 "World Journal of Gastroenterology." O extrato de erva-doce reduziu significativamente os danos do álcool no revestimento do estômago e também reduziu os níveis de malondialdeído, um subproduto perigoso e causador de câncer da produção de prostaglandina - parte do sistema de resposta inflamatória nas células. O funcho pode ter propriedades hormonais que levam ao desenvolvimento prematuro das mamas em crianças, de acordo com um estudo publicado no "Journal of Pediatric Surgery" de novembro de 2008. Os pesquisadores alertam que o funcho deve ser usado em crianças de forma limitada e não a longo prazo. O funcho também contém estragol, uma substância cancerígena que ocorre naturalmente na erva-doce, estragão e manjericão. As quantidades dessa substância devem ser limitadas para evitar efeitos deletérios.