casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Causas para os dedos que vão dormir ou se sentirem inseguros

A dormência ou formigamento dos dedos é causada por anormalidades nos nervos responsáveis ​​pela percepção do tato nesses locais. O termo médico para uma anormalidade nervosa é neuropatia. Muitos tipos diferentes de neuropatia podem levar à dormência dos dedos. Infecções, medicamentos, toxinas e doenças sistêmicas são causas subjacentes frequentes desse sintoma agravante e, às vezes, perigoso.

Diabetes

O diabetes de longa duração pode danificar os nervos das extremidades, uma condição chamada neuropatia periférica diabética. O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais relatórios de 60 a 70 por cento das pessoas com diabetes têm alguma forma de neuropatia. Neuropatia periférica diabética geralmente começa com dor, queimação ou formigamento, que comumente afeta os pés, mas também pode envolver os dedos. À medida que a condição progride, os dedos afetados freqüentemente ficam dormentes.

Medicamentos e Toxinas

Certos medicamentos e toxinas podem danificar os nervos responsáveis ​​pela sensação nas mãos. Danos a esses nervos podem causar formigamento ou dormência. Um número de drogas que podem causar este tipo de dano, incluindo amiodarona (Cordarone), cisplatina (Platinol), dissulfiram (Antabuse), isoniazida (Laniazid), metronidazol (Flagyl), nitrofurantoína (Macrobid, Macrodantin) e fenitoína (Dilantin). Alguns medicamentos usados ​​para tratar a infecção pelo HIV também podem causar dormência ou formigamento nas mãos e nos pés, incluindo didanosina (Videx) e estavudina (Zerit). Toxinas que podem causar danos nos nervos e dormência incluem arsênico, chumbo, tálio e mercúrio.

Infecções Doenças

Algumas infecções podem causar anormalidades nervosas que podem se manifestar como dormência nos dedos. A infecção pelo HIV pode danificar os nervos periféricos das extremidades, causando dor, sensações anormais e dormência. A neuropatia periférica é a complicação cerebral ou nervosa mais comum do HIV /AIDS. A lepra é outro culpado potencial de dormência nas extremidades. Esta infecção rara é causada pelo Mycobacterium leprae. A perda de sensação é um sintoma característico da hanseníase e envolve frequentemente as mãos. A incapacidade de sentir dor ou temperatura leva a freqüentes lesões acidentais em pessoas com hanseníase.

Doenças Auto-Imunes

Doenças auto-imunes, em que o sistema imunológico lança um ataque equivocado aos nervos e outros tecidos do corpo, podem causar sensorial anormalidades, incluindo dormência nos dedos. O lúpus eritematoso sistêmico e a síndrome de Sjögren são exemplos de doenças autoimunes que comumente causam déficits sensoriais, como formigamento ou dormência nas mãos e nos pés.

Ferimentos e inflamação

Pressão nos nervos para as mãos é uma causa comum de dormência nos dedos. Lesões no pulso que causam inchaço podem levar a dormência nos dedos. Síndrome do túnel do carpo é uma causa freqüente de dormência dos dedos devido a inflamação e inchaço no pulso. Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo, incluindo retenção de fluidos, uso de ferramentas manuais vibratórias, artrite reumatóide e hipotireoidismo.