Infecção
Doenças infecciosas, como telhas, podem afetar o sistema nervoso. As telhas são causadas pelo vírus herpes zoster, que permanece em uma forma inativa nos feixes nervosos perto da coluna após o paciente ter se recuperado da varicela. Este vírus permanece inativo por décadas e, em seguida, reativa, normalmente quando o indivíduo está em seus sessenta anos, de acordo com MayoClinic.com. O vírus desce ao longo do trajeto do nervo, causando erupção cutânea e neuralgia, ou dor no nervo.
Trauma
Danos ao corpo devido a acidentes com veículos motorizados, quedas, lesões esportivas ou atos de violência podem afetar sistema nervoso. O trauma está freqüentemente envolvido em casos de ciática, que ocorre quando o nervo ciático, que passa da parte inferior da coluna até a parte posterior das pernas, é danificado. O próprio nervo pode ser lesionado, ou fragmentos ósseos de uma fratura podem exercer pressão sobre o nervo, de acordo com o cirurgião ortopédico Jean-Jacques Abitbol, do California Spine Group.
Distúrbios autoimunes
Quando o corpo identifica erroneamente seus próprios tecidos como substância estranha e potencialmente perigosa, dirige um ataque do sistema imunológico contra esses tecidos. Isso é chamado de desordem autoimune. Sabe-se que vários distúrbios autoimunes atacam o sistema nervoso, entre eles a síndrome de Guillain-Barré e a esclerose múltipla, segundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames.
Distúrbios Genéticos
Várias condições hereditárias podem causar disfunção do sistema nervoso. Atrofia muscular espinhal é um exemplo de uma doença genética que afeta os neurônios que controlam o movimento muscular voluntário, de acordo com o National Institutes of Health. A coreia de Huntington é outro distúrbio do sistema nervoso. Ele é transmitido dos pais para os descendentes por meio de um gene defeituoso que faz com que as células do cérebro desapareçam. O raro distúrbio genético A doença de Tay-Sachs destrói as células nervosas ao acumular material adiposo no cérebro.
Efeitos colaterais de medicamentos
A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso cujos principais sintomas incluem tremores, rigidez do tronco. e extremidades, distúrbios lentos do movimento e do equilíbrio. Este distúrbio do sistema nervoso surge de uma perda de células cerebrais que produzem dopamina.
Na maioria dos casos, a causa da perda de células cerebrais associada ao Parkinson é conhecida, de acordo com a Body and Health Canada. Em alguns casos, no entanto, os efeitos colaterais de certos medicamentos são conhecidos por causar a doença de Parkinson secundária. Drogas usadas para tratar alucinações, como o haloperidol, e a metoclopramida, droga antinausea, são conhecidas por causar a doença de Parkinson secundária. , , ] ]