Após um bloqueio do nervo lombar, você pode sentir dor nos locais das injeções. Além disso, de acordo com o site da Clinica de Dor, um pequeno número de pacientes experimenta nevralgia genitofemoral, que é a dor que irradia para a região da virilha. Acredita-se que esse efeito colateral seja resultado de contusões temporárias do nervo à medida que a agulha passa em direção à coluna. A maioria das pessoas com esse efeito colateral recupera-se dentro de seis semanas, e a dor dos hematomas pode ser aliviada com a prescrição de medicamentos para dores nervosas. Vários outros tipos de dor podem ocorrer como um efeito colateral de um bloqueio do nervo lumber incluindo dor neuropática, que resulta de lesão de um nervo, e cãibras cegas, conhecida como simpatialgia, que geralmente é temporária.
Sangramento
Após um bloqueio do nervo lombar, os pacientes podem experimentar pequenos sangramentos no local das injeções. Além disso, se, durante o procedimento, a agulha lesionar acidentalmente as veias que levam ao coração, pode ocorrer sangramento interno e pode requerer atenção médica. Ocasionalmente, pode ocorrer hematoma ou acúmulo de sangue no local ou ao redor do local da injeção e, se for grande o suficiente, necessitará de atenção médica. Qualquer sangramento provavelmente será identificado através de imagens radiológicas que são realizadas durante o procedimento.
Neurológico
Além da dor devido a lesão dos nervos, um bloqueio do nervo lombar também pode causar outros efeitos colaterais neurológicos, incluindo dor de cabeça. que resulta da perda de fluido espinhal durante a injeção. Este efeito colateral geralmente desaparece em um dia ou dois com o descanso. Um bloqueio do nervo lombar também pode causar baixa pressão arterial se um nervo que cria o impulso que controla a pressão sangüínea estiver lesionado. Os homens que têm um bloqueio de nervos bilateral também estão em risco de impotência devido a danos nos nervos; no entanto, isso raramente ocorre.
Paraplegia
A paraplegia, ou paralisia dos membros inferiores, é um efeito colateral raro dos bloqueios do nervo lombar causados pela injeção acidental do analgésico em uma artéria principal. As artérias correm pelo corpo e a medicação vai descendo até as pernas, paralisando-as temporariamente. Em circunstâncias muito raras, essa condição pode ser permanente.
, , ] ]