Doença de Pelizaeus-Merzbacher
A doença de Pelizaeus-Merzbacher, classificada como uma doença genética rara, pertence ao grupo de doenças conhecidas como leucodistrofias. As leucodistrofias afetam o crescimento da mielina - a substância gordurosa que envolve os nervos em todo o corpo e no cérebro. Como a paralisia cerebral, a doença de Pelizaeus-Merzbacher provoca fraqueza muscular e falta de coordenação, resultando em atraso no desenvolvimento, conforme descrito pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame. Embora os sintomas da doença de Pelizaeus-Merzbacher frequentemente causem um erro diagnóstico inicial de paralisia cerebral, várias diferenças distinguem os dois distúrbios. A paralisia cerebral ocorre devido a danos cerebrais, enquanto Pelizaeus-Merzbacher ocorre devido a uma mutação genética que afeta a produção de uma proteína de mielina. Pelizaeus-Merzbacher é uma doença degenerativa que faz com que os sintomas piorem progressivamente com o tempo, enquanto os sintomas de paralisia cerebral permanecem os mesmos.
Doença de Charcot-Marie-Tooth
Doença de Charcot-Marie-Tooth, CMT, é a mais comum desordem neurológica, de acordo com a Charcot-Marie Tooth Association, afetando aproximadamente 2,6 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora os sintomas da CMT, incluindo fraqueza muscular, um pé caído, uma marcha desequilibrada e tremores, assemelhem-se à paralisia cerebral causando um diagnóstico equivocado, os dois distúrbios possuem características diferentes.
CMT é uma doença neurológica progressiva que afeta os nervos que controlar os músculos, ao contrário da paralisia cerebral que afeta o cérebro. CMT provoca uma perda da função nervosa, resultando em uma sensação de formigamento ou queimação, dor neuropática e uma perda sensorial.
Síndrome de Rett
Síndrome de Rett, um distúrbio neurológico que afeta principalmente as mulheres, provoca atrasos de desenvolvimento, muitas vezes notados em nos primeiros três anos, semelhante à paralisia cerebral. Os primeiros sinais de problemas de equilíbrio e coordenação, a incapacidade de alcançar as coisas e dificuldades para caminhar, muitas vezes levam a um diagnóstico de paralisia cerebral por engano. A síndrome de Rett, classificada como um dos transtornos do espectro do autismo, ocorre devido a uma mutação genética encontrada no cromossomo X, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. Os bebês com síndrome de Rett geralmente desenvolvem-se normalmente a princípio, mas deixam de desenvolver até mesmo a perda de habilidades já obtidas. Aqueles com síndrome de Rett freqüentemente exibem movimentos estereotipados das mãos, como torcer a mão, além de mostrar sinais de ansiedade, problemas sociais e de comportamento e deficiências intelectuais. , , ] ]