Qualquer um que já bateu com o seu "osso engraçado" sabe o que é dor no nervo. A dor de um nervo comprimido no pescoço terá muitas das mesmas características que a dor do "osso engraçado" de golpear o nervo ulnar perto do cotovelo. A qualidade da dor tende a evocar a sensação intensa e distinta de choque elétrico. Outra característica da dor do nervo é a sua qualidade radiante. Beliscar um nervo em um local tenderá a causar dor que irradia ao longo do curso do nervo. Para muitos dos nervos do pescoço, isso significará dor em um braço.
Mobilidade reduzida
Na maioria dos casos, quando um nervo no pescoço está sendo comprimido, haverá certas posições ou movimentos que reduzem o beliscar e outros que aumentam a pressão sobre o nervo sensível. Como é natural evitar a dor quando possível, um nervo comprimido resultará em uma evitação voluntária ou involuntária de movimentos e posições ofensivas. A perda de mobilidade resultante tenderá a ser assimétrica, pois o nervo comprimido geralmente estará apenas de um lado.
Dormência
Os nervos que passam entre as vértebras do pescoço não apenas transmitem informações sobre dor, mas também fornecer outras informações sensoriais para o cérebro. Dormência ou formigamento pode ser um efeito de um nervo comprimido. A localização específica da dormência ou formigamento pode ser uma pista importante quanto à localização do nervo comprimido. A área sensorial, ou dermátomo, servida pelo nervo C6, por exemplo, inclui o polegar e o dedo indicador. De acordo com o Dr. Craig Scanlan da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey, os nervos mais comumente pinçados no pescoço estão nos níveis C7 e C6.
Fraqueza
Assim como os nervos do pescoço fornecer informações sensoriais de áreas específicas, os músculos também são servidos por nervos específicos. Isso significa que um nervo comprimido no pescoço geralmente resulta em fraqueza. Donald Murphy, em seu livro, "Conservative Management of Cervical Spine Syndromes", descreve como um nervo C5 comprimido pode causar fraqueza nos músculos do ombro. Um nervo C6 que é comprimido afetará a força dos extensores do punho e um nervo C7 comprimido tende a enfraquecer os flexores do punho.