A medula espinhal transporta comandos motores e informações sensoriais entre o cérebro e a periferia. Danos à medula espinhal posterior - seja por doença, tumor ou lesão - podem resultar em conseqüências devastadoras, pois essas conexões são interrompidas. A lesão medular posterior produz a condição denominada síndrome do cordão posterior. A síndrome é caracterizada por sintomas particulares, cujas características são diferenças na extensão das deficiências sensoriais e motoras abaixo do nível da lesão.
Perda sensorial
A medula espinhal posterior transporta principalmente informações sensoriais da periferia para o cérebro. Esta é uma informação crítica para o cérebro e inclui sensações sobre a posição do corpo e dos membros, além do senso de vibração e da capacidade de discriminar com precisão as sensações de toque. A destruição de neurônios na medula espinhal posterior resulta na perda dessas sensações abaixo do nível de envolvimento. A destruição dos neurônios pode ser acompanhada por outras sensações estranhas na pele, assim como a dor do tiro ou queimação, formigamento e uma sensação como aquela produzida por insetos rastejando na pele. Sensação de dor e temperatura, no entanto, são preservados abaixo da área envolvida.
A função motora preservada
A lesão da medula espinhal posterior geralmente não produz déficits motores da gravidade produzida em outras áreas da medula espinhal. Isso ocorre porque a medula espinhal posterior transporta principalmente informações sensoriais para o cérebro. Portanto, a função motora é preservada abaixo da área de envolvimento, mesmo na presença de déficits sensoriais profundos.
Sinal de L'Hermitte
Quando as colunas posteriores são danificadas, os pacientes geralmente exibem o sinal de L'Hermitte. Isso também é chamado de "fenômeno da cadeira de barbeiro". É caracterizada pela sensação de choques elétricos nas costas e nos membros. Ocorre quando se inclina a cabeça para a frente ou para trás: As fibras nervosas comprometidas são irritadas pelo estiramento do pescoço. O sinal de L'Hermitte geralmente ocorre com lesões na medula espinhal cervical, como as que surgem da compressão, esclerose múltipla e degeneração discal.