Sensação diminuída pode resultar de um acidente vascular cerebral, lesão cerebral ou danos nos nervos. A hipersensibilidade ao toque também pode resultar de danos nos nervos, juntamente com queimaduras, síndrome do membro fantasma que ocorre após a amputação do membro e distúrbios do desenvolvimento. Uma variedade de estratégias pode ser usada pelo terapeuta ocupacional para facilitar a sensação normalizada e aumentar o uso funcional da mão ou da perna.
Síndrome do Membro Fantasma -
Depois de ter um braço ou uma perna amputados, seu corpo pode não estar Com a capacidade de processar a mudança, os nervos podem tornar-se hipersensíveis, fazendo com que você se sinta como se seu membro ainda estivesse no lugar, mas foi gravemente ferido. Isso pode resultar de terminações nervosas envolvidas cirurgicamente ao redor do final do coto, o que é comumente feito em cirurgia de amputação. Ao fornecer estimulação ao final do seu coto, você pode agitar as terminações nervosas repetidamente e isso ajudará a reduzir sua hipersensibilidade. Seu terapeuta pode usar toque suave, fricção, borrachas de borracha ou massagem de fricção para aumentar sequencialmente sua tolerância ao toque, à pressão e à estimulação tátil.
Transtornos de hipersensibilidade
Muitas crianças com atrasos no desenvolvimento ou pessoas com lesões cerebrais também pode sofrer de hipersensibilidade. Muitas vezes descrita como aguda, filmagem, "alfinetes e agulhas", a dor associada ao toque pode ser debilitante e limitar todo o uso do seu membro. Ao acariciar sua área hipersensível ou fornecer outra estimulação tátil, você pode reduzir a reação do seu nervo ao toque e diminuir sua dor. Uma vez normalizada sua sensação, você pode começar a treinar ou treinar novamente seu corpo para usar o membro afetado.
Dessensibilização
Sensação fraca ou ausente pode ser perigosa porque você pode ferir seu braço ou perna sem saber isto. Além disso, a sensação de entorpecimento em seu membro dificultará seu uso funcional do membro. Ao fornecer vibração e estimulação ao membro afetado, seu terapeuta pode estimular os nervos e tentar rejuvenescer todas as áreas afetadas do cérebro que estão contribuindo para a diminuição da sensação. Seu terapeuta lhe indicará para observar seu membro afetado visualmente para reconectar as vias neurais entre seu cérebro e seu membro para melhorar sua sensação.
Tarefas Ocupacionais
Uma vez que sua sensação começou a se normalizar, seu terapeuta começará introduzir atividades de sensação funcional, que são semelhantes para dessensibilização e hipersensibilização. Itens como um centavo, um clipe de papel e um pregador de roupas serão jogados em um balde de arroz ou pudim e seu terapeuta pedirá que você recupere esses itens. Esse tipo de atividade obriga você a usar sua sensação para diferenciar superfícies diferentes de sinais táteis e afinar sua sensação.