Com a neuralgia, os pacientes apresentam dor aguda que ocorre no nervo afetado. A neuralgia occipital envolve os nervos occipitais, que estão localizados na segunda e terceira vértebras do pescoço. Pacientes com neuralgia occipital podem ter problemas com os nervos occipitais esquerdo, direito ou ambos.
Causas
A medicina de Johns Hopkins observa que a neuralgia occipital pode ocorrer espontaneamente sem uma causa aparente, ou pode ocorrer devido a um beliscão raiz nervosa no pescoço, como resultado de artrite. Músculos tensos que exercem pressão sobre o nervo também podem causar neuralgia occipital, ou podem ocorrer como resultado de lesão ou cirurgia prévia. A Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos acrescenta que outras condições médicas, como doença do disco cervical, gota, diabetes, inflamação dos vasos sangüíneos, uma infecção ou um tumor, também podem causar nevralgia occipital.
Sintomas
Neuralgia do lobo occipital é um tipo de dor de cabeça crônica que começa na parte superior do pescoço e se espalha para os ouvidos. A dor é parecida com um choque, penetrante ou latejante. Pacientes ' escalpos podem se tornar sensíveis e podem ser sensíveis à luz. Os movimentos do pescoço podem desencadear a dor.
Diagnóstico
Os médicos diagnosticam a neuralgia occipital usando uma variedade de técnicas. A história médica do paciente pode revelar problemas anteriores que podem causar danos aos nervos. O médico também fará ao paciente um exame físico e neurológico, verificando qualquer problema no movimento da cabeça. Se o médico suspeitar de neuralgia occipital após os exames físico e neurológico, ela solicitará exames cerebrais, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética, ou tomografia computadorizada e ressonância magnética.
A Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos explica que as opções de tratamento incluem cirurgia, medicação, bloqueios nervosos e massagem. O objetivo desses tratamentos é reduzir a inflamação do nervo e eliminar a dor. As duas opções cirúrgicas incluem descompressão microvascular e estimulação do nervo occipital. A descompressão microvascular envolve o médico removendo estruturas que pressionam o nervo afetado. Com a estimulação do nervo occipital, o paciente recebe impulsos elétricos para o nervo através de fios condutores implantados sob a pele. As opções de medicação incluem relaxantes musculares, medicamentos anti-inflamatórios e anticonvulsivantes, que incluem gabapentina e carbamazepina. Com bloqueios nervosos, o médico interrompe temporariamente o nervo queimando, cortando ou injetando uma toxina no nervo.
O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame indica que a neuralgia occipital não ameaça os pacientes ' "Uma vez que o dano no nervo melhora, os pacientes ' as condições devem melhorar.