casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sintomas de neuropatia do plexo braquial

O plexo braquial é uma rede anatômica composta por cinco nervos espinhais. Quatro deles saem da medula espinhal através da coluna cervical, que é a área abaixo do crânio e acima dos ombros, enquanto um sai pela coluna torácica, que suporta a parte superior do tronco. Os nervos do plexo braquial fornecem impulsos nervosos ao ombro, braço, mão e diafragma. Lesão nos nervos, também chamada neuropatia, do plexo braquial pode afetar qualquer uma das estruturas que esse grupo nervoso fornece.

Numbness

O National Institutes of Health afirma que a plexopatia braquial, ou disfunção do plexo braquial, pode causar dormência no ombro, braço ou mão. Isso pode ser devido a lesões diretas nos nervos braquiais dessas áreas, lesões de alongamento, tumores que causam pressão nos nervos ou danos causados pela radioterapia.

Em casos graves, perda completa da sensibilidade pode ocorrer. Essa condição pode resultar em complicações, como lesões recorrentes na área afetada que passam despercebidas devido à diminuição da detecção da dor.

Sensação anormal

Sensações anormais, como formigamento ou queimação nas áreas supridas pelos nervos. do plexo braquial, principalmente do braço e da mão, poderia indicar neuropatia, de acordo com o National Institutes of Health. Parestesia é um termo médico usado para denotar essas sensações, que às vezes são comumente descritas como uma sensação de "alfinetes e agulhas".

Fraqueza

O suprimento insuficiente de nervos nos músculos do braço e da mão pode resultar em músculos fraqueza. O Centro Médico da Universidade de Maryland lista as maneiras pelas quais a neuropatia do plexo braquial pode se manifestar como fraqueza muscular, como a diminuição da capacidade de levantar o punho ou estendê-lo para trás.

Fraqueza nas mãos também é indicativa de neuropatia do plexo braquial , embora MayoClinic.com observa que, em alguns casos, o indivíduo pode ser capaz de usar os dedos, mas não os músculos do braço. Em casos graves ou prolongados, pode ocorrer paralisia parcial ou completa do braço.

Síndrome de Horner

A Universidade de Maryland Medical Center lista a síndrome de Horner entre os possíveis sintomas que podem se manifestar em casos de neuropatia do plexo braquial. A síndrome de Horner é rara. Resulta de uma interrupção dos sinais nervosos simpáticos à face e pode ser causada por lesão dos nervos do plexo braquial. A síndrome de Horner se manifesta em sintomas como constrição da pupila do olho, queda da pálpebra e falta de suor no lado da face afetada.

, , ] ]