O dano que o alcoolismo causa a uma pessoa se estende aos aspectos sociais, psicológicos e físicos da vida do indivíduo. A neuropatia alcoólica, às vezes conhecida como polineuropatia alcoólica, é uma das conseqüências físicas do alcoolismo crônico. Se não for tratada, este distúrbio debilitante pode levar a complicações a longo prazo, como incapacidade, dor crônica e danos nas mãos e pés. Dor, dormência e parestesia
Os danos aos nervos causados pela neuropatia alcoólica pode prejudicar a capacidade do corpo de detectar sensações. Este dano do nervo sensitivo manifesta-se tipicamente em sintomas de dormência que se estendem através das pernas e braços. O sentimento comumente descrito como "alfinetes e agulhas", que os Institutos Nacionais de Distúrbios Neurológicos e Derrames explica é conhecido pelo termo médico "parestesia", também é característico de danos sensoriais devido à neuropatia alcoólica. A dor nos braços e pernas é outra sintoma sensorial comumente associado com esta doença.
Disfunção Muscular
Danos aos nervos motores, que fornecem impulsos nervosos aos músculos, podem diminuir a função muscular em pessoas com neuropatia alcoólica.O Centro Médico Milton S. Hershey A Universidade Estadual da Pensilvânia afirma que os danos podem se manifestar como fraqueza, espasmos musculares e contrações involuntárias.Estes sintomas podem prejudicar a capacidade de realizar movimentos cotidianos normais.A perda da função muscular também pode resultar em dificuldade para engolir e impedir a fala.
Em casos de longo prazo de neuropatia alcoólica, a falta de função muscular pode resultar em atrofia dos músculos.
Os nervos que controlar a função do coração, bexiga, trato gastrointestinal e outros órgãos são chamados de nervos autonômicos. A neuropatia alcoólica também pode afetar esses nervos, resultando em uma ampla gama de sintomas relacionados à disfunção de órgãos.
De acordo com o Hershey Medical Center, os danos aos nervos que suprem o trato gastrointestinal podem resultar em incapacidade de se mover adequadamente. comida através do estômago e intestinos, causando constipação. O comprometimento dos nervos envolvidos no suprimento do trato urinário pode resultar em incontinência ou dificuldade para urinar, sendo que ambos são ocorrências comuns em casos de neuropatia alcoólica. O sistema nervoso autônomo regula a pressão arterial controlando os músculos no sangue. paredes dos vasos. Danos a esses nervos podem causar uma incapacidade de regular a pressão arterial, sendo a hipotensão ortostática um resultado comum. A hipotensão ortostática provoca tontura, tontura e, às vezes, desmaio durante mudanças bruscas de posição, como a mudança de uma posição sentada para uma posição em pé.
Além de outras disfunções autonômicas, a neuropatia alcoólica pode danificar o sistema reprodutivo, causando impotência homens.