Neurologistas são médicos especialistas. Eles diagnosticam e tratam doenças ou lesões do cérebro, sistema nervoso central, medula espinhal, nervos periféricos, músculos e vasos sanguíneos. Os neurologistas também supervisionam os cuidados de saúde de pessoas com doença de Alzheimer, esclerose múltipla, doença de Parkinson, epilepsia, tumores cerebrais, distúrbios do sono e mais de 600 outras doenças neurológicas, algumas das quais são raras. O termo “neurologia” vem das palavras gregas “neurônio”, ou nervo, e “logia”, que significa “ditos ou oráculos”. Um neurologista é um médico especializado em neurologia.
Especialidades
O Conselho Unido para Subespecialidades Neurológicas certificou várias subespecialidades neurológicas. Neurologistas especializados em distúrbios autonômicos diagnosticam e tratam doenças que afetam os batimentos cardíacos, o estreitamento e o alargamento dos vasos sanguíneos e outras ações involuntárias do corpo, incluindo a respiração e a deglutição. Neurologistas comportamentais estudam as ligações entre neurociência e comportamento, e tratam pacientes com problemas de memória, atenção, linguagem, emoção ou comportamento.
Neuropsicólogos tratam problemas dos músculos e nervos e têm habilidades especializadas em ferramentas de teste como eletroencefalografia, ou EEG, que mede ondas cerebrais. Neurologistas geriátricos diagnosticar e tratar doenças que afetam os adultos mais velhos, incluindo a doença de Alzheimer e doença de Parkinson.
Um neurologista especializado em dor de cabeça e facial é referido como um especialista em dor de cabeça. Esses especialistas diagnosticam e tratam dores de cabeça, enxaqueca e dores no rosto. Um neuro-oncologista é treinado para diagnosticar e tratar pacientes com tumores no cérebro e no sistema nervoso.
Um especialista em neuroimagem tem habilidades avançadas no uso de ferramentas que fornecem imagens de alta resolução do cérebro. Essas ferramentas incluem ressonância magnética funcional, ou fMRI, tomografia por emissão de pósitrons, ou PET, e eletroencefalografia, entre outros.
Neurologistas gerais recebem nove anos de educação médica; subespecialistas em neurologia recebem um adicional de três a oito anos de treinamento. O treinamento inclui quatro anos de educação pré-médica em uma faculdade ou universidade; quatro anos de faculdade de medicina resultando em um doutor em medicina, ou M.D., grau; e um ano de estágio em medicina interna ou medicina /cirurgia. Além disso, os subespecialistas devem obter um mínimo de três anos de treinamento especializado em um programa de residência em neurologia credenciado. Neurologistas são certificados pelo Conselho Americano de Psiquiatria e Neurologia, ou ABPN.
Conceitos errados
É um equívoco comum que neurologistas e neurocirurgiões são os mesmos. De fato, as especialidades são bem diferentes. Um neurologista não é cirurgião por treinamento. Os neurologistas diagnosticam e tratam as condições neurológicas, mas quando essas condições precisam ser tratadas cirurgicamente, o paciente é encaminhado a um neurocirurgião.
Insight de Especialistas
Doenças que afetam o cérebro e o sistema nervoso central podem ser devastadoras para os pacientes e suas famílias. Um alto grau de compaixão, bem como um forte interesse em encontrar curas através da pesquisa, é sugerido para aqueles que buscam esse campo. William Mobley, MD, um neurologista que co-fundou o Centro para Pesquisa e Educação de Compaixão e Altruísmo na Universidade de Stanford, disse no site do centro que "os cientistas supostamente são céticos profissionais, mas há pessoas no campo ... cujo apenas interesse é ver a face de Deus ". Ele acrescentou que "Nada está fora dos limites da ciência e do pensamento crítico. Não temos ótimas ferramentas, mas elas são boas o suficiente para começar". , , ] ]