O desgaste normal devido à idade pode causar estenose da coluna vertebral, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, ou AAOS. Isso ocorre porque os pequenos ossos e discos nas costas podem degenerar e causar estreitamento do canal vertebral. Segundo a AAOS, a artrite é a causa mais comum de estenose espinhal. Um paciente com estenose espinal pode apresentar sintomas incapacitantes que requerem tratamento médico para melhorar a qualidade de vida.
Fraqueza
De acordo com o MedlinePlus, a fraqueza das pernas pode ocorrer com a estenose espinhal. A fraqueza ocorre porque esporões ósseos ou discos nas costas comprimem os nervos espinais à medida que eles saem da coluna vertebral. Essa compressão pode reduzir os sinais motores enviados aos músculos, reduzindo sua capacidade de movimento. Sinais fracos resultam em problemas levantando os dedos do pé no ar, estendendo o joelho ou elevando ou flexionando a articulação do quadril. A fraqueza pode dificultar a caminhada e a permanência de um paciente. Portanto, o tratamento médico imediato é necessário para o paciente recuperar a força em suas pernas.
Dificuldade com o equilíbrio
Um paciente com estenose espinhal pode notar graves déficits incapacitantes no equilíbrio, de acordo com o MedlinePlus. Um paciente pode ter dificuldade de equilíbrio porque os nervos da medula espinhal podem ser comprimidos por esporões ósseos ou discos degenerados. Esses nervos, chamados proprioceptivos, são responsáveis por sentir o equilíbrio nas extremidades inferiores. Se esses nervos forem afetados, um paciente pode ter dificuldade em andar ou ficar em pé por causa da falta de sinais de equilíbrio nas extremidades inferiores. Este é um sinal mais grave de estenose espinal, que requer tratamento médico ou cirúrgico imediato para que os sinais de equilíbrio possam ser restaurados.
Dor
De acordo com a AAOS, os pacientes com estenose espinhal podem experimentar um tipo incapacitante de dor ardente nas nádegas ou nas pernas, chamada ciática. Ciática resulta de esporões ósseos ou degeneração do disco comprimindo os nervos espinais à medida que eles saem da coluna vertebral. Esta compressão pode afetar os sinais sensoriais nos nervos, que é sentida como uma dor constante ou sensação de queimação que normalmente começa nas nádegas e se move em uma ou ambas as pernas. À medida que a dor piora, o paciente pode ter dificuldade em andar, o que pode ser incapacitante.