Muitos distúrbios podem causar tônus muscular fraco, ou hipotonia, em um recém-nascido. A hipotonia pode ser uma condição temporária relacionada ao trauma do nascimento ou à prematuridade ou o resultado de uma anomalia congênita, como a síndrome de Down. A hipotonia em um recém-nascido requer avaliação médica para determinar a causa e planejar o tratamento. A hipotonia central, o tipo mais comum, de acordo com a Aukland Health Services, é causada por danos ao cérebro, enquanto a hipotonia periférica pode vir de lesões em uma área específica do corpo.
Condições Temporárias
Prematuridade é a causa única mais comum de hipotonia, devido à imaturidade do sistema nervoso central. Os prematuros geralmente assumem uma posição de "pernas de rã", com as pernas caindo para o lado. A hipotonia relacionada à prematuridade melhora à medida que o sistema nervoso central amadurece, a menos que outros fatores, como a paralisia cerebral, também causem hipotonia. Infecções ou outras doenças, como desconforto respiratório, também podem causar hipotonia temporária em recém-nascidos. As drogas maternas, como o sulfato de magnésio, administrado para diminuir o risco de convulsões, analgésicos e raquianestesia, também podem causar hipotonia temporária. Miastenia gravis temporária ocorre em 12 por cento dos bebês cujas mães têm o distúrbio, Dr. Alan Hill relata na edição de 2005 da "Gestão atual em Neurologia Infantil".
Anormalidades Congênitas
Transtornos congênitos, como síndrome de Down , Síndrome de Prader-Willi, distúrbios musculares familiares ou distúrbios metabólicos e outras anormalidades cromossômicas podem causar floppiness em um recém-nascido. A síndrome de Down é o distúrbio congênito mais comum associado à hipotonia, de acordo com Hill. Nestes casos, o tônus muscular pobre é permanente, embora a fisioterapia possa ajudar a criança a melhorar a força muscular. Em alguns casos, o músculo pode enfraquecer ainda mais à medida que a criança envelhece.
Condições adquiridas
O trauma do nascimento pode causar paralisia cerebral ou lesões nos nervos ou na coluna que podem causar tônus muscular baixo. A paralisia cerebral afeta o cérebro; sangramento no cérebro ou falta de oxigênio no momento do nascimento pode causar paralisia cerebral. Um bebê com paralisia cerebral pode ter tônus muscular baixo ou rigidez muscular, dependendo da área de lesão cerebral. Na maioria dos casos, as condições adquiridas não pioram ou melhoram com o tempo. Infecções congênitas, como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus ou herpes também podem causar tônus muscular pobre.
Considerações O primeiro passo para tratar o tônus muscular pobre em um recém-nascido é determinar sua causa. A intervenção precoce e a terapia podem melhorar o tônus muscular em muitos casos de hipotonia. Enquanto seu filho pode continuar a ter tônus muscular fraco em comparação com outros da mesma idade, a terapia física e ocupacional pode maximizar seu potencial.
, , ] ]