Os danos nos nervos das mãos e pés que produzem sensações, como dor, dormência e formigamento, caracterizam a neuropatia periférica. Comum em diabéticos, também pode resultar de medicamentos, lesões, infecções e toxinas, para citar alguns. Dependendo da causa, às vezes pode resolver-se. Tratamentos comuns incluem medicamentos e medidas de autocuidado. Embora não exista uma dieta oficial para tratar essa condição, certas mudanças na dieta podem ajudar a promover a saúde dos nervos. Você deve discutir os tratamentos com seu médico, particularmente qualquer dieta especial ou suplementação natural.
Tome a responsabilidade pela sua saúde
A neuropatia periférica envolve danos aos nervos periféricos que enviam mensagens de volta ao cérebro. Por exemplo, danos nos nervos periféricos podem impedir que seu cérebro receba o sinal de que suas mãos estão com frio ou seus pés estão queimando, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames. Embora muitos medicamentos e tratamentos convencionais possam ajudar a controlar sua dor, você deve ter um papel ativo no tratamento de sua neuropatia periférica, fazendo boas escolhas de estilo de vida e administrando condições subjacentes que contribuem para sua neuropatia.
Não fume, pois afeta circulação sanguínea adequada. Evite álcool ou - pelo menos - beba com moderação para evitar mais danos nos nervos. O exercício regular pode reduzir a dor do nervo; também manterá os níveis de açúcar no sangue estáveis, se você tem diabetes.
Como a dieta influencia a neuropatia
Enquanto uma dieta saudável forma a base da vida saudável para todos em geral, é particularmente importante se você tiver um doença ou uma condição médica, como a neuropatia periférica. Alimentos contém importantes vitaminas, minerais e outras substâncias que promovem a cura no corpo. A Mayo Clinic recomenda comer toda a gama de alimentos saudáveis, incluindo frutas e vegetais frescos, grãos integrais como aveia e arroz integral, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras. Comer uma dieta rica em todos esses alimentos garante que você obtenha toda a gama de nutrientes benéficos que contribuem para a saúde de seus nervos.
Se a neuropatia periférica deriva do diabetes, a dieta desempenha um papel particularmente importante como o sangue mal administrado o açúcar vai piorar sua condição. Seguir estas orientações gerais terá um impacto positivo nos seus níveis de glicose. Você deve tomar cuidado para evitar comer um excesso de carboidratos de digestão rápida que causam grandes picos de açúcar no sangue, como alimentos refinados com farinha branca e bebidas açucaradas e alimentos como refrigerantes, bolos, biscoitos e doces. Estes alimentos também têm menos valor nutricional. As vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na saúde do nervo, explica o Dr. Andrew Weil, um médico e especialista em medicina integrativa. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B incluem grãos integrais, alimentos ricos em proteínas, como laticínios e uma ampla variedade de vegetais.
Opções para medicamentos convencionais
Uma série de medicamentos pode aliviar a dor associada a essa condição. Seu médico pode determinar o mais adequado para você. Se analgésicos vendidos sem receita médica não proporcionam alívio, seu médico pode prescrever antidepressivos ou medicamentos anticonvulsivos normalmente usados para tratar depressão e epilepsia. Esses medicamentos afetam o sistema nervoso central e a resposta da dor do corpo. Você também pode usar remendos de lidocaína, que entorpecem a área e reduzem a dor.
Suplementar sua dieta
Enquanto comer uma gama completa de alimentos saudáveis representa a melhor maneira de obter nutrientes benéficos, suplementar pode ajudar se você não puder atinja seus objetivos através de dieta ou se você precisar de quantidades maiores de uma substância específica para obter efeitos terapêuticos. Uma vez que nutrientes específicos têm sido associados à saúde do nervo, você pode se beneficiar ao tomá-los de forma suplementar. Weil recomenda tomar um complexo de vitamina B diariamente, assim como o ácido alfa-lipóico, um antioxidante ligado a uma melhor circulação sanguínea nos nervos. A Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC, observa estudos clínicos indicam ácido gama-linolênico, ou GLA, melhora a comunicação nervosa nas áreas afetadas. Fontes ricas incluem óleo de prímula e óleo de groselha preta. Você deve trabalhar com um profissional de saúde experiente para obter orientação sobre a suplementação natural, especialmente se você tomar medicamentos convencionais para evitar interações negativas. Experiências com Terapias Alternativas
Algumas terapias alternativas podem ajudar na neuropatia periférica. O UMMC indica estudos clínicos que mostram que a acupuntura pode estimular a liberação de analgésicos naturais. Você normalmente precisará de várias sessões para ver qualquer benefício; você só deve trabalhar com acupunturistas devidamente licenciados. Weil também recomenda a reflexologia para ajudar na neuropatia que afeta os pés.